A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anuncia o lançamento do concurso de Projetos de Investigação de Caráter Exploratório em todos os domínios científicos 2024. A dotação orçamental global é de 24 milhões de euros, mais quatro milhões do que anteriormente.
O concurso destina-se a financiar projetos de caráter exploratório (PEX) em todos os domínios científicos, apontando especialmente a propostas inovadoras de investigadores em início de carreira, ou ideias e conceitos originais que apresentem um grau de novidade elevado e que demonstrem potencial disruptivo face a trabalhos anteriores, desenvolvidos por investigadores mais experientes.
A duração prevista dos projetos a desenvolver é de 18 meses, sendo o financiamento máximo a atribuir de 60 mil euros por projeto.
“Será adotado um sistema de CV narrativo nas metodologias de avaliação, com vista a uma avaliação mais abrangente e efetiva da diversidade dos percursos dos/das investigadores/as responsáveis pelas candidaturas”, refere a FCT.
Segundo a Fundação, no âmbito da simplificação dos procedimentos administrativos, após a atribuição do financiamento, a mesma será concretizada através de um modelo de montantes fixos
(“lump sums”). Trata-se da segunda edição no modelo de custos simplificados, o que “permitirá reforçar os mecanismos de acompanhamento da execução científica dos projetos”.
Adianta a FT que o concurso mantém a possibilidade de atribuição de tempo de cálculo nos novos supercomputadores da FCT (Deucalion e MareNostrum 5), bastando para tal sinalizar a necessidade de recursos de computação avançada e/ou repositórios de dados de investigação em sede de candidatura.
As candidaturas são submetidas em formulário próprio, disponível desde 19 de dezembro na plataforma myFCT, até às 17 horas do dia 25 de fevereiro de 2025 (horário de Portugal Continental).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com