[weglot_switcher]

Fecho das escolas e universidades. António Costa fala ao país a partir das 13 horas

O primeiro-ministro vai dirigir-se aos portugueses a partir das 13 horas. Fonte do executivo disse à Lusa que o Governo vai encerrar escolas e universidades a partir de sexta-feira.
21 Janeiro 2021, 09h35

O primeiro-ministro vai falar ao país a partir das 13 horas, depois da reunião de Conselho de Ministros que arrancou às 9h30 desta quinta-feira, 21 de janeiro.

A reunião vai ter lugar por videoconferência. As declarações serão depois feitas a partir do Palácio de São Bento em Lisboa, a residência oficial do primeiro-ministro.

O Governo prepara-se para fechar escolas e universidades a partir de sexta-feira, avançou fonte do executivo à agência Lusa, com o objetivo de “isolar todo o sistema escolar. Não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa”, segundo fonte do executivo.

“A informação que o Governo recebeu na quarta-feira, após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal”, disse a mesma fonte à Lusa.

Portugal registou ontem o pior dia da pandemia: recorde de novas infeções (14.467) e de mortes (219). O número de casos totais atinge agora os 581.605 e o de mortes totais atinge 9.465 vítimas.

O Presidente da República concorda com o encerramento das escolas e universidades em Portugal como medida para travar a pandemia que voltou a bater recordes de casos e de mortes na quarta-feira.

“Penso que é uma boa solução. Primeiro, não é fácil distinguir entre ciclos e fechar A ou B ou C ou D. Em segundo, a disseminação social está a entrar nas escolas, o número de turmas que estão em casa aumentou muito substancialmente nos últimos tempos e alguns dos testes que começaram a ser feitos nas escolas apontam para a prudência”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em entrevista ao Porto Canal.

Depois de chegar de Bruxelas, onde esteve no Parlamento Europeu, António Costa esteve reunido na noite de quarta-feira com os ministros da Presidência, Mariana Vieira da Silva, da Saúde, Marta Temido, da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

“Fizemos um ponto de situação sobre a alarmante propagação da pandemia em Portugal”, escreveu António Costa nas redes sociais no dia em que Portugal registou o pior dia da pandemia desde o seu início há 10 meses.

“Analisámos a informação que os epidemiologistas partilharam com o Governo, designadamente sobre o crescimento da variante britânica do vírus. Esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, decidiremos em conformidade, com a certeza de que a prioridade é salvar vidas e controlar a pandemia”, segundo o governante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.