[weglot_switcher]

Festa de todos e para todos

Descubra algumas sugestões de lazer do Jornal Económico para este fim-de-semana (e não só) na região do Porto.
23 Junho 2017, 10h10

A noite mais longa do ano

O Porto está uma cidade vibrante, intensa, cheia de coisas para fazer. Ainda para mais em junho, mês do S. João na cidade. Hoje, dia 23, é a noite mais longa do ano na Invicta, a chamada noite de S. João, que antecede o feriado.
Ao longo deste mês as festas de São João do Porto têm enchido a cidade. Considerada uma das maiores festas de rua da Europa, oferece concertos, arraiais, lançamento de balões de fogo, instalações artísticas, workshops e muito mais. Ao longo de cinco semanas a cidade proporciona-lhe múltiplas e variadas propostas.

A avenida dos Aliados continua a marcar presença no cartaz de música. Para esta noite especial, atuam os Trabalhadores do Comércio (22h00), Táxi (23h30), e GNR (01h00). Pelo meio, na Ribeira, assista ao Fogo de Artifício sobre o Douro.

No sábado, os Clã sobem ao palco, às 23h30, na Avenida dos Aliados.

Para terminar, no dia 25, realizam-se as habituais Rusgas de São João, que todos os anos enchem a Baixa do Porto de cor e animação. O percurso começa às 18h e vai da Praça da Batalha à Avenida dos Aliados.

Vários locais/Até 25 de junho/Preço: gratuito

 

Quinta-feira

Bienal de Arte Contemporânea na Maia

O que seria do ser humano sem a arte? A necessidade de se expressar, de procurar e criar é inevitável. A quinta edição de Arte Contemporânea da Maia começa no dia 22 de junho com o espetáculo “Godot Samsara”. E a descoberta pela arte contemporânea prolonga-se por 4 meses.

O evento acolhe criadores de diferentes gerações e áreas artísticas com percurso nacional e internacional. Enquanto artistas, artistas-curadores, artistas-programadores, artistas-produtores, artistas-editores ou artistas-investigadores têm dinamizado a Área Metropolitana do Porto e as sub-regiões do Litoral Norte – Braga e Viana do Castelo – com exposições, projetos artísticos, mostras de performances, performances-concerto, ciclos de conferências, criação de espaços alternativos, ciclos de cinema e edição de livros, entre outras.

Fórum de Maia – Centr’arte  / Até outubro; terça – domingo entre 9h-22h
Preço: gratuito

 

Domingo

Os 10 anos da Orquestra de Câmara Portuguesa

A música é uma ferramenta poderosa, capaz de mudar o nosso estado. de espírito. A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) comemora dez anos e estreia-se, no dia 25 de junho, na Casa da Música, sob a direção do Pedro Carneiro. Vai poder ouvir peças de um dos mais excecionais compositores nacionais, Miguel Azguime; ouvir o virtuoso concerto de violino nº5 de Mozart, executado pelo solista Pedro Lopes, assim como a extraordinária 7ª sinfonia de Beethoven.

A OCP é uma das melhores orquestras do mundo e, este ano, sob o lema “Som da Coragem”, lança e provoca o público com as seguintes questões: Como soa a coragem da criação dos compositores? Como soa a coragem dos músicos em palco? Como soa a coragem de criar uma orquestra, em Portugal?
Aceite o desafio, desfrute deste grandioso concerto e celebre com a OCP a sua primeira década de existência.

Casa da Música / 25 de junho 18h
Preço: 10 euros

 

Segunda-feira

Uma viagem aos bastidores do Cinema

Tem fascínio pelo cinema? Curiosidade sobre a conceção e elaboração? O Centro Lúdico de Imagem Animada criou uma viagem de cinco dias ao mundo do cinema. Oficinas que exploram desde a construção de objetos pré-cinemáticos e sombras à filmagem de experiências em imagem animada. Esta viagem de descoberta destina-se quer aos mais velhos quer aos mais novos.

A exploração começa pelas origens, o teatro de sombras, uma forma de contar histórias em movimento. A seguir, caixas ópticas e dioramas, objetos que faziam sensação em feiras ambulantes entre os séculos XVIII e XIX. O Fenakistiscópio – aparelho que permite observar imagens em movimento contra um espelho; o Zootrópio, que permite observar através de ranhuras imagens em movimento.; e, por fim, o método Méliès, em homenagem aoGeorges Méliès: cineasta e ilusionista francês, e um dos artistas mais inventivos do cinema mundial. Utilizou inúmeras técnicas de filmagem e o seu filme mais conhecido é “Viagem à lua”, de 1902. Uma semana divertida e criativa que poderá descobrir juntamente com os mais novos.

Centro Lúdico da Imagem Animada / Até 30 de junho
Inscrição: www.alpcliaanilupa.wixsite.com / Preço: 2,5 euros

 

Quinta-feira

Companhia de Teatro de Braga leva “Os Cegos” à Maia

Chegou a hora de ir ao teatro. A Companhia de Teatro de Braga apresenta “Os Cegos” no Fórum da Maia. Um espetáculo sobre a memória e os sentimentos. Uma criação sobre o uso da palavra, os seus sentidos e o vazio. O significado da esperança e a angústia da morte. Uma metáfora sobre a Europa, o drama dos refugiados e nós, europeus.

O encenador Rui Madeira reuniu elementos da Comunidade de Leituras Dramáticas e cidadãos refugiados a residir na cidade de Braga. O palco enche-se por almas despidas, despojadas de tudo em busca da paz. Um espetáculo corajoso. Um retrato de uma realidade cruel, de uma cegueira coletiva.

Galeria Geraldes da Silva / Até 22 de junho
Terça – Sábado 10h-13h e 14h30-19h / Preço: gratuito

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.