[weglot_switcher]

Fidelidade e Faculdade de Ciências criam laboratório com desafios do futuro e da longevidade na mira

DataLab powered by Fidelidade ficará instalado no Edifício C6 da Faculdade de Ciências em Lisboa e vai ajudar a seguradora em novas áreas do conhecimento, como alterações climáticas e sustentabilidade, revela ao JE Pedro Almeida, subdiretor de Comunicação e Relações Externas da Faculdade.
15 Abril 2025, 07h00

O aperto de mão entre Luís Carriço, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, sela a parceria entre as duas instituições com vista à criação do laboratório de análise de dados e analítica DataLab powered by Fidelidade que ficará instalado no Edifício C6 na Cidade Universitária. 

“Queremos impulsionar soluções inovadoras que nos ajudem a enfrentar os desafios do futuro e da longevidade”, afirma Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, destacando o reforço da ligação da seguradora ao mundo académico.

A Faculdade de Ciências de Lisboa e a Fidelidade têm vindo a desenvolver cooperação tanto na área da formação profissional como na área de projetos inovadores que requerem conhecimentos de análise de dados e estatística avançados, através sobretudo do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade.

A infraestrutura agora anunciada vai ajudar a seguradora em novas áreas do conhecimento, como revela ao Jornal Económico Pedro Almeida, subdiretor de Comunicação e Relações Externas da Faculdade de Ciências: “Pretendemos colaborar também em novas áreas do conhecimento que as seguradoras necessitam atualmente como, por exemplo, as alterações climáticas, a sustentabilidade ou novas perspetivas  na gestão e apoio à saúde”.

Pedro Almeida diz ainda ao JE que o Laboratório será prioritariamente utilizado para aulas de cursos de pós-graduação, mestrados, doutoramentos e formação de cariz profissional, mas também para seminários, workshops e outros eventos técnico-científicos, preferencialmente nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

“O Laboratório estará acessível para a realização de projetos de interesse da Faculdade, podendo envolver outras entidades, seguradoras ou não”, adianta.

O investimento da Fidelidade pretende contribuir para a criação de conhecimento e valor nas empresas e na sociedade, incluindo a renovação do espaço, instalação de equipamento, mobiliário e tecnologia de apoio ao funcionamento do novo laboratório e, ainda, novas instalações elétricas.

Luís Carriço, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa considera, por seu turno, que “é mais do que tempo de a academia olhar para as empresas como parceiras para potenciar a formação avançada, a inovação, o conhecimento e, em última instância, a evolução da ciência e da sociedade” e que com este protocolo, Faculdade e seguradora fortalecem “uma relação próxima e dinâmica, fundamental para cumprir esses objetivos”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.