A FIFA multou o FC Porto em 44 mil euros (50 mil francos suíços) devido à influência de fundos de investimentos, chamados third party.
Em comunicado emitido esta terça-feira, o órgão máximo do futebol mundial acusa os ‘dragões’ de não terem dado informações corretas no Transfer Matching System (TMS), apesar de não referirem qual o jogador envolvido nesta situação.
“O Comité de Disciplina da FIFA descobriu que o clube violou o artigo 18, alínea 1, da edição de 2012, do Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores por ter celebrado contratos que permitiram que uma terceira parte influenciasse a independência e as políticas do clube em assuntos relacionados com transferências. Mais ainda, foi descoberto que o FC Porto violou o artigo 4 alínea 2, do Anexo 3, do Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores ao não prestar informações corretas no Transfer Matching System relativamente à transferência de um jogador”, indica o documento.
O comunicado refere que os processos disciplinares foram abertos após uma investigação conduzida pelo Transfer Match System, que tem a função de certificar que as transferências dos jogadores profissionais são feitas de acordo com os parâmetros definidos pelo órgão máximo do futebol mundial.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com