A filha do fundador da Inditex – a dona da Zara – vai assumir a liderança do grupo galego. Pablo Isla, o atual presidente do conselho de administração, vai deixar o cargo para dar lugar a Marta Ortega.
A nova presidente da Inditex, 37 anos, vai assumir o cargo a 1 de abril de 2022, segundo comunicado ao mercado espanhol. Além da Zara, a empresa detém as marcas Massimo Dutti, Pull&Bear, Bershka e Stradivarius.
Em reação, as ações da Inditex estão a afundar 5,21% para 28,190 euros na bolsa de Madrid.
Já o atual presidente executivo, Carlos Crespo, vai sair para dar lugar a Óscar García Maceiras.
O grupo foi fundado por Amancio Ortega em 1963 na Galiza e tornou-se numa das maiores empresas têxteis a nível mundial.
“Sempre disse que dedicaria a minha vida a desenvolver o legado dos meus pais, olhando para o futuro, mas aprendendo com o passado e ao serviço da nossa empresa, nossos acionistas e nossos clientes, no lugar onde fosse mais necessária. Vivi esta empresa desde a minha infância e aprendi com todos os grandes profissionais com quem trabalhei nos últimos 15 anos”, disse Marta Ortega em comunicado citado pelo “El Economista”.
Amancio Ortega, 85 anos, detém uma fortuna de 71 mil milhões de dólares (62 mil milhões de euros). Segundo a Bloomberg, é a 15ª pessoa mais rica do mundo. O empresário galego detém 59% da Inditex, a maior empresa mundial de retalho têxtil. Sediada em Arteixo, na província da Corunha na Galiza, a empresa tem 7.400 lojas em todo o mundo e gerou receitas de 20,4 mil milhões de euros em 2020. Além do têxtil, o empresário também investe fortemente no imobiliário.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com