O atual presidente da Junta de Freguesia de Campo Ourique, Pedro Costa, que é filho do primeiro-ministro e secretário-geral do PS António Costa, foi eleito para um novo mandato nas autárquicas deste domingo apesar de a coligação Novos Tempos, encabeçada por Carlos Moedas, ter conseguido vencer Fernando Medina e a coligação Mais Lisboa nessa freguesia da capital, o que contribuiu para a vitória eleitoral do antigo comissário europeu.
Pedro Costa recebeu 3.500 votos (34,26% do total) neste domingo, tendo apenas mais 25 do que Teresa Morais Leitão, candidata à Junta de Freguesia de Campo de Ourique pela coligação de centro-direita enquanto independente apontada pelo CDS-PP.
No que toca à votação para a Câmara as posições inverteram-se, pois a lista encabeçada por Carlos Moedas foi a mais votada nessa freguesia lisboeta, com 3.920 votos (38,36%), enquanto a de Fernando Medina se ficou pelos 3.154 votos (30,86%).
Pedro Costa tornou-se presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique em junho de 2020 quando Pedro Cegonho, eleito nas autárquicas de 2017, assumiu o mandato de deputado da Assembleia da República.
O filho de António Costa conseguiu resistir a uma vaga de derrotas de presidentes de juntas de freguesia socialistas que incluiu o também deputado Pedro Delgado Alves, derrotado neste domingo no Lumiar, a polémica ex-dirigente associativa Margarida Martins, que deixa de liderar Arroios, e ainda os incumbentes de Alvalade, Avenidas Novas, Parque das Nações e São Domingos de Benfica.
Nas autárquicas de 2017 todas as 24 freguesias lisboetas foram vencidas por candidatos socialistas tirando Carnide (CDU) e Belém, Areeiro, Santo António e Estrela (PSD).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com