[weglot_switcher]

Filme do Super Mario arrecada mais de 550 mil euros em receitas de bilheteira em Portugal

A película dos famosos canalizadores dos videojogos atingiu os 120 mil espetadores nos primeiros seis dias de exibição nas salas de cinema nacionais.
11 Abril 2023, 13h23

O filme de animação “Super Mario Bros”, que coloca a icónica personagem dos videojogos pela primeira vez no grande ecrã, atingiu os 120 mil espetadores nos primeiros seis dias de exibição em Portugal, conquistando a primeira posição no “Box Office” nacional, revelou esta terça-feira a Cinemundo.

Até esta segunda-feira, o “Super Mario Bros. – O Filme” tinha levado 95.806 pessoas às salas de cinema e contabilizado 551.249 euros em receitas brutas (GBO – Gross Box Office), segundo os dados consultados pelo Jornal Económico. A tabela do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual mostra que o filme encabeçou o fim de semana, seguido pelo “John Wick: Capítulo 4” e “Astérix e Obélix – : O Império do Meio”.

A película resulta de um acordo das marcas de entretenimento Illumination e Nintendo para trazer um dos mais conhecidos canalizadores da cultura popular das últimas quatro décadas para a sétima arte. Daí, nasce mais uma aventura que a Bloomberg caracterizou este fim de semana como “a box office smash” (“um sucesso de bilheteira”).

O filme arrecadou 204,6 milhões de dólares (188 milhões de euros) nos primeiros cinco dias em exibição em 4.343 cinemas norte-americanos, incluindo 146,4 milhões de dólares (134,2 milhões de euros) só entre sábado e domingo, de acordo a informação veiculada pela agência financeira.

Com receitas internacionais – além dos Estados Unidos – estimadas em 173 milhões de dólares (159 milhões de euros) e um total global de 377 milhões de dólares (346 milhões de euros), o “The Super Mario Bros. Movie” já quebrou recordes de adaptações de videojogos a filmes como o “Warcraft” (210 milhões de dólares ou 193 milhões de euros) ou outros de animação, nomeadamente o “Frozen 2” (358 milhões de dólares ou 323 milhões de euros).

“Enquanto trabalham numa instalação subterrânea para reparar uma conduta de água, os canalizadores naturais de Brooklyn, Mario e o seu irmão Luigi, são transportados para um novo mundo mágico através de um tubo misterioso”, começa por contar a Cinemundo, em comunicado.

Contudo, o enredo intensifica-se. “Quando os irmãos são separados durante a sua viagem, Mario embarca numa missão épica para se reencontrar com o irmão. Com a ajuda de Toad, um residente do Reino Cogumelo, e com algum treino da determinada governante do Reino Cogumelo, Princesa Peach, Mario desenvolve o seu próprio poder”, adianta a empresa portuguesa.

A distribuidora de cinema em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa lembra que o mundo conheceu Mario no videojogo de 1981 “Donkey Kong” e, “rapidamente se apaixonou pela icónica personagem”. A partir da década de 80 até então, foram lançadas mais de duas centenas de videojogos relacionados com o franchise Mario, incluindo o “Super Mario Bros.”, de 1985.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.