[weglot_switcher]

Fim de chips chineses? “É tirar liberdade ao mercado”

Depois de o Governo de Trump tirar as restrições às compras de chips da Nvidia, ameaça agora com penalizações aos chips avançados da China. Centros de dados em Portugal receiam consequências para setor.
Donald Trump
EPA/CHRIS KLEPONIS / POOL
17 Maio 2025, 14h00

Resolvido o problema com os chips da Nvidia, eis que surgem agora mais nuvens no horizonte, com os EUA a ameaçarem restrições a quem aceder aos chips avançados dos chineses da Huawei.

“São notícias bastante positivas para o setor, mas temos de ver se existirão contrapartidas. Para já é um alívio, mas temos de ver o que vem a seguir”, disse ao JE o presidente da Associação Portuguesa de Centro de Dados – Portugal DC, Luís Pedro Duarte sobre o fim das restrições para Portugal à compra de chips da Nvidia. “A expetativa que possa haver outra regra ou estrangulamento não deixa as coisas muito claras”, acrescentou.

Questionado sobre o impacto da imposição de restrições à compra de chips Ascend da Huawei, o responsável aponta que “tira liberdade ao mercado” ao “impor regras de controlo do mercado”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.