Cristina Brízido, presidente do conselho de administração da Caixa Gestão de Ativos, partilhou as tendências económicas e de mercados financeiros da Caixa Geral de Depósitos (CGD), destacando que as finanças públicas dos Estados Unidos da América (EUA) são preocupantes, principalmente no que toca ao endividamento do país.
Durante a iniciativa promovida pela CGD “Encontros Fora da Caixa“, que se realiza esta quinta-feira no Cine-Teatro de Amarante, Cristina Brízido revelou que é perspetivado um abrandamento no crescimento dos EUA, numa altura em que foi aprovada a lei da ‘Big Beautiful Bill’, que “é a pedra basilar da administração norte-americana”. “Em teoria é uma lei que está desenhada visando uma disciplina fiscal, ela tem associada a si custos muito elevados no imediato”, salienta a presidente do conselho de administração da Caixa Gestão de Ativos.
As perpetivas sobre a inflação da CGD apontam para uma continua desinflação na área Euro, contudo nos EUA há uma incerteza. Esta incerteza não torna possível haver uma expectativa das medidas que a Reserva Federal vão tomar face às taxas de juro, contudo “existem preocupações com as pressões inflacionistas”.
Do lado da área Euro, esta desinflação deverá levar a que o ciclo de corte de taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) esteja próximo do fim, apesar de na reunião de hoje, o BCE ter decidido não mexer nestas.
No panorama dos mercados financeiros, as “ações da área Euro registam valorizações desde o início do ano, e tem se registado uma desvalorização do dólar em relação ao euro”, referiu. Já nos mercados monetário há uma “tendencia de diminuição das Euribor, que estará próxima do fim, já a classe de obrigações, vão beneficiar das yields elevadas”. Apesar destas perspetivas, no mercado de ações existem algumas “dúvidas” apesar de estar a existir um “desempenho das empresas muito positivo”. “Estamos mais cautelosos no mercado de ações do que estávamos no inicio do ano”, sublinhou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com