A fintech belga Loyaltek chegou este mês a Portugal com uma oferta destinada a relançar os negócios e as comunidades locais: um cartão pré-pago que pode ser carregado quer por particulares, empresas, entidades públicas ou mesmo organizações não-governamentais (ONG). O objetivo é relançar a economia, procurando direcionar o dinheiro para segmentos específicos, à semelhança daquilo que acontece com os tradicionais cartões de refeição, que só podem ser utilizados nalguns terminais.
No “Unity Card” – que foi desenvolvido em parceria com a fintech Paynovate (membro da rede Visa) – também são os parceiros da empresa que definem o montante. Neste caso, há cartões de emergência alimentar e de recuperação económica, cujos públicos-alvo e redes de aceitação diferem. “O cartão de emergency food é aceite por comerciantes que vendam alimentos, tais como os supermercados, e geralmente permite o acesso total ou limitado às caixas multibanco. O cartão destinado à recuperação económica normalmente não permite o acesso ao multibanco e está limitado aos comerciantes locais que tenham sofrido com esta crise”, explica o fundador e CEO ao Jornal Económico (JE).
Questionado sobre os critérios para definir quais os comerciantes impactados, Robert Masse refere que cabe à entidade financiadora promover o cartão e decidir a sua personalização consoante a região, país, entidade. “Normalmente, as lojas não impactadas pela crise (ou menos impactadas) como os supermercados não são abrangidas”, clarifica.
O cartão que a Loyaltek está a apresentar em Portugal funciona exatamente como aquele que a fintech desenvolveu na Alemanha durante a crise migratória, para que o poder local pudesse gerir os subsídios atribuídos aos refugiados. “Distribuímos dezenas de milhares de cartões às autoridades locais para estas poderem gerir os subsídios dos refugiados sírios, permitindo-lhes responder às suas necessidades mais básicas através de compras junto dos comerciantes locais”, lembra Robert Masse ao JE.
A emissora e gestora de cartões e terminais de pagamento está ainda a recrutar um diretor geral para o mercado português para aumentar a sua presença a nível nacional. “Já estamos presentes em 14 países da Europa, incluindo Portugal, onde já tínhamos alguns negócios. No entanto, pretendemos aumentar a nossa atividade e nesse sentido justifica-se uma presença mais abrangente e direta. Pensamos que esta solução pode ajudar as regiões, as cidades e os municípios a enfrentarem e recuperarem desta crise”, afirma.
As autarquias são o foco da empresa no curto e longo prazo, pelo que promover os cartões junto dos municípios a Loyaltek optou por disponibilizar gratuitamente até 5 mil cartões por cada um para que se crie uma rede à qual todos, independentemente da dimensão, se possam juntar. “O nosso objetivo é continuar a trabalhar com essas entidades depois disto e com outros produtos nossos, como por exemplo, o Cartão Presente da Cidade”, diz ainda o gestor.
Quais os cartões Unity Card?
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com