[weglot_switcher]

Fisco alerta para SMS fraudulenta sobre descontos

A Autoridade Tributária diz que tem conhecimento de há algumas pessoas a quem tem sido solicitado que acedam “a uma página na internet cujo endereço fornecido é malicioso”.
31 Março 2020, 18h39

​A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes portugueses, numa nota publicada no Portal das Finanças, sobre uma SMS fraudulenta que está a circular nos telemóveis.

O Fisco diz que tem conhecimento de há algumas pessoas a quem tem sido solicitado que acedam “a uma página na internet cujo endereço fornecido é malicioso”. É exemplo de mensagem falsa o seguinte: “Água, luz e gás nos próximos dois meses terá uma redução de 30% devido ao Covid-19 (impostos incluídos). É só preencher o documento on-line no portal das finanças: http://bit.ly/39T9Ooh”

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido. Em caso algum deverá efetuar essa operação”, avisa a AT.

Quais os conselhos das Finanças para evitar estas mensagens maliciosas?

  • Suspeite de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas;
  • Confirme junto da fonte sempre que, através de mensagens eletrónicas ou de sites da Internet, seja pedida qualquer ação ou interação;
  • Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros;
  • Não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças;
  • Apague as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.