[weglot_switcher]

Fitch mantém rating da dívida sénior de longo prazo da CGD

A Fitch manteve o ‘rating’ da dívida sénior de longo prazo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e manteve a perspetiva negativa devido ao impacto da pandemia covid-19, segundo comunicado do banco ao mercado.
22 Outubro 2020, 20h48

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) comunicou ao mercado que, ontem dia 22 de outubro de 2020, a Fitch Ratings manteve o rating da dívida sénior de longo prazo (IDR – Issuer Default Rating) do banco em BB+ (a apenas um grau de entrar na categoria de investimento de qualidade), e o seu outlook em Negativo.

A manutenção do rating, segundo a Fitch, reflete a melhoria significativa que a CGD registou nos seus níveis de capital, eficiência operacional e qualidade de ativos, “que conferem à Caixa capacidade para enfrentar e  absorver a deterioração esperada das condições económicas em Portugal”.

Por outro lado, o outlook negativo reflete precisamente a perspetiva de recessão económica em Portugal, em especial se a mesma vier a ser mais pronunciada e a recuperação mais lenta do que as atuais expetativas.

A Fitch anunciou também a supressão do rating do Programa de Papel Comercial e Certificados de Depósitos da CGD considerando que não se encontra em vigor nenhuma emissão nem existe um recurso regular a esta fonte de financiamento.

O rating de BBB- para os depósitos da CGD, um nível acima do rating da dívida sénior e apenas um nível abaixo do rating da dívida pública portuguesa foi igualmente mantido. Esta notação reflete a maior proteção conferida aos depósitos em caso de resolução.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.