[weglot_switcher]

FlixTrain encomenda 65 comboios de alta velocidade por 2,4 mil milhões

A Talgo será responsável pelo fornecimento das composições ferroviárias e alguns serviços de manutenção, enquanto a Siemens fornecerá as locomotivas.
28 Maio 2025, 17h13

A FlixTrain, subsidiária da Flix SE, anunciou a encomenda de 65 novos comboios de alta velocidade europeus, num contrato que pode ascender até 2,4 mil milhões de euros, dos quais mais de mil milhões já foram oficialmente contratados.

A Talgo será responsável pelo fornecimento das composições ferroviárias e alguns serviços de manutenção, enquanto a Siemens fornecerá as locomotivas.

Com esta nova aquisição, a FlixTrain visa atender à crescente demanda por viagens ferroviárias rápidas e acessíveis. A empresa pretende utilizar os novos comboios para capitalizar o potencial do mercado ferroviário na Alemanha, que se prevê crescer 45% até 2030 em comparação com 2021.

A nível europeu, o mercado de alta velocidade poderá atingir cerca de 27 mil milhões de euros em 2023, com uma taxa de crescimento anual projetada entre 4% e 5%.

André Schwämmlein, cofundador e CEO da Flix, afirmou que a empresa está a implementar uma estratégia de longo prazo para expandir significativamente os serviços da FlixTrain nos próximos anos. Com a nova frota, espera-se iniciar uma nova era de viagens ferroviárias na Alemanha e na Europa, incentivando mais pessoas a optar por viagens sustentáveis.

Os novos comboios, que operarão a velocidades de até 230 km/h, incluirão um sistema de embarque sem barreiras, ar condicionado, Wi-Fi de última geração, e outras funcionalidades para aumentar o conforto dos passageiros.

Baseados na plataforma Talgo 230, estes comboios foram desenvolvidos com melhorias específicas para garantir elevada eficiência operacional, e a tração será assegurada por locomotivas Siemens Vectron, conhecidas pela sua fiabilidade.

A FlixTrain, em cooperação com transportes regionais, atualmente disponibiliza cerca de 650 destinos, com 50 cidades diretamente ligadas à sua rede.

A expansão dos novos comboios procura não só aumentar a quota de mercado da FlixTrain, mas também promover o crescimento do próprio mercado ferroviário europeu.

Schwämmlein reforçou a visão da FlixTrain como um produto europeu, com planos para disponibilizar o serviço em outros países a partir da Alemanha.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.