[weglot_switcher]

FMI preocupado com cenário de desastre imobiliário na Suécia

Os preços das casas podem vir a cair até 20% este ano, sendo que as empresas imobiliárias listadas na bolsa sueca perderam 30% do seu valor nos últimos doze meses.
Suécia
27 Janeiro 2023, 15h15

O Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra-se preocupado com o cenário de desastre imobiliário na Suécia que poderá exigir mais capital dos bancos e aumentar o financiamento do regulador financeiro, de acordo com informações do “El Economista”.

Os preços das casas na Suécia desceram nos últimos nove meses, ao mesmo tempo que as empresas do sector lidam com mais restrições financeiras.

Os preços das casas podem vir a cair até 20% este ano, sendo que as empresas imobiliárias listadas na bolsa do país perderam 30% do seu valor nos últimos 12 meses, ao mesmo tempo que o banco central sueco e a Autoridade de Supervisão Financeira têm alertado repetidamente sobre os riscos da dívida imobiliária comercial sueca.

Num comunicado oficial depois de visitar o país, o FMI indica que deve ser dada uma “atenção especial aos empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais”.

O Fundo Monetário Internacional apontou ainda que embora os bancos suecos tenham uma forte posição de capital e liquidez que os pode ajudar num cenário macroeconómico grave, o país deve permanecer em alerta sobre os riscos de estabilidade financeira.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.