Foguetes construídos por universitários lançados em Santa Margarida

Portugal recebe até domingo, 17 de outubro, a maior competição mundial de foguetes desenhados e construídos por estudantes universitários. A maior parte das atividades decorrem amanhã, sexta-feira, e no sábado.

O Campo Militar de Santa Margarida é palco da maior competição europeia de foguetes desenhados e construídos por estudantes universitários, o European Rocketry Challenge, EuRoC 2021. Esta segunda edição da competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, destina-se a estimular os alunos de engenharia a projetar, construir e lançar os seus próprios rockets.

Num plano mais alargado, a competição, que faz parte da estratégia da Agência Espacial Portuguesa, visa despertar os jovens para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) fortalecendo competências na área do Espaço por meio da pesquisa, educação e cultura científica.

Esta edição do EuRoc inclui pela primeira vez uma equipa portuguesa, a RED, do Instituto Superior Técnico, que faz parte do núcleo de aeronáutica do IST, foi constituída em 2017, e conta hoje com um grupo de 50 estudantes. O seu objetivo é projetar, construir, testar e lançar foguetes.

Os alunos do Técnico já lançaram um total de quatro foguetes e estão agora a preparar a missão Blimunda, que tem lançamento previsto para a tarde de sábado, dia 16 de outubro.

Esta quarta-feira, primeiro dia de lançamentos, foi particularmente feliz para a italiana Skyward Experimental Rocketry, com estudantes do Politecnico di Milano, e a dinamarquesa DanSTAR, com alunos da Technical University of Denmark que conseguiram efetuar lançamentos com êxito. Horas após o lançamento, e apesar das dificuldades na leitura do sinal de localização do rocket, os italianos acabaram mesmo por recuperar o foguetão intacto e pronto para ser relançado.

A equipa suíça EULER, formada por estudantes da Akademische Raumfahrtinitiative Schweiz, conseguiu também um lançamento efectivo, mas o motor registou uma falha e o foguetão não atingiu a altitude prevista, e que era cinco mil metros.

Registaram-se ainda dois lançamentos, mas sem sucesso: a Space Team Aachen, com estudantes da universidade de Achen, Alemanha, e da Piccard, com estudantes da ARIS, na Suíça. Em ambos os casos com problemas na ignição dos motores.

Até dia 17 de outubro, os lançamentos podem ser seguidos live streaming, na página YouTube da Portugal Space – com janelas de lançamento entre as 14h00 e as 15h00 e entre as 17h00 e as 18h00.

Recomendadas

Ex-ministro Adalberto Campos Fernandes vai coordenar Ciências da Saúde na Europeia

A Universidade Europeia tem previsto “um forte investimento” na área da saúde, nomeadamente em tecnologia, inovação, capital humano e novos programas, revela a reitora Hélia Gonçalves Pereira.
Universidade Aveiro

Colocados 9.154 alunos na segunda fase de acesso ao ensino superior. Veja aqui se entrou

Apresentaram-se a concurso 22953 candidatos nesta segunda fase, que tinham disponíveis 11649 vagas, às quais acresceram 1857 vagas libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira fase que foram agora colocados.

Universidade do Porto acolhe cimeira sobre a saúde global e o ensino superior na Europa

Os gestores Paulo Macedo, António Portela e Artur Santos Silva e o maestro Rui Massena pontificam entre as três dezenas de oradores vindos de várias universidades europeias para a primeira cimeira da EUGLOH, que esta quarta-feira arranca na Universidade do Porto.
Comentários