O negócio e o modo como as empresas estão a realizar negócios está a mudar, e está a mudar rapidamente e, a cada ano, está a ser de forma mais rápida.

Existem várias evidências de que a adoção de tecnologias está a impulsionar de forma muito mais rápida o consumo de produtos ou serviços. Basta pensar que a eletricidade levou quase 30 anos para atingir 50% dos lares norte-americanos, mas a internet já só demorou cerca de dez anos. O telefone levou mais de 30 anos para atingir esses 50% dos lares americanos, mas o telemóvel demorou apenas cinco anos.

Quando entramos num mundo digital, as taxas de velocidade são ainda mais abismais, transformando as curvas lineares do passado em curvas de crescimento exponencial. Todos os números da era digital “explodem”: o crescimento de dados entre 2010 e 2020 foi de 50x, sendo que 90% desses dados foi produzido nos últimos… dois anos!

Esta era digital acarreta elevados níveis de pressão no mercado empresarial e nem todas as empresas estão preparadas para “o carregar no acelerador” de adaptação às novas necessidades de recursos humanos, de tecnologias ou dos próprios modelos de negócio.

É por isso que o desaparecimento de empresas e a ascensão de novas empresas estão a ser surpreendentes. Diversas análises são realizadas para comprovar este facto, sendo exemplo estudos feitos ao tempo de vida das empresas do índice S&P500, onde o tempo de vida médio de empresas era de 61 anos em 1958, de 14 anos em 2012 e de apenas dez anos (estimativa) em 2027.

A realidade é que empresas que definiram estratégias digitais estruturadas, e com planos efetivos de transformação digital, as quais devem estar alinhadas com estratégias de negócio e  estratégias de sistemas de informação, foram reconhecidas pelo Center for Digital Business do MIT como tendo mais 26% em lucros e mais 9% em volume de negócios que os seus concorrentes.

Estes estudos demonstram, com números, uma realidade prática de quem aplica processos de transformação digital, e não de digitalização do papel, se torna certamente mais eficiente, e potencialmente mais eficaz, no seu negócio.

A Transformação Digital começa no topo da empresa. Definir Planos Estratégicos de Transformação Digital não é fácil, e é crucial a compreensão da necessidade de, no limite, se estar preparado para transformar a organização totalmente, de se mudarem processos, de se renovarem recursos humanos, para além da “simples” tecnologia. Será que o topo da sua organização já se preparou ou está preparado? Vão continuar a achar que é uma nuvem passageira que aí vem? Quem achar que “isto” é uma moda, quando acordar pode ser que vá tarde…

Você pediu uma Transformação Digital? Talvez não, mas assuma-a como uma oportunidade!