A Forall Phones é uma startup portuguesa de venda de smartphones e equipamentos tecnológicos seminovos, criada em 2016 por José Costa Rodrigues, um universitário de 21 anos, aluno na licenciatura de Gestão na ISCTE Business School. “Tenho vindo a desenvolver o ‘bicho’ do empreendedorismo há vários anos”, conta ao Jornal Económico.
O jovem empreendedor deu início ao projeto com 300 euros, acumulados através de vendas de brinquedos, livros, jogos, entre outras coisas, no site de vendas OLX. “A partir daí, foi um constante reinvestimento”, diz. Tudo começou aos 16 anos, idade em que o único desejo era ter um iPhone, tecnologia que os país consideravam cara, portanto, a solução foi juntar o próprio dinheiro. “O que se seguiu foi que, como aquele dinheiro tinha exigido ‘suor’, no momento de ‘investir’ quis garantir que o faria de forma inteligente. Acabei por comprar o equipamento abaixo do preço médio de mercado e revendi-o, mais tarde, com lucro”, explica. Foi este processo que originou este negócio.
Numa época em que é “obrigatório estar “conectado” seja no plano social, académico ou profissional, facilitar o acesso à melhor tecnologia, por exemplo, através de smartphones até 40% mais baratos”, diz. Por isso, a missão da Forall Phones é facilitar o acesso à melhor tecnologia, através da venda de smartphones e equipamentos tecnológicos seminovos recorrendo a uma experiência próxima ao cliente, informada e segura e social e ambientalmente responsável.
O principal target a atingir são os jovens com idades até aos 35 anos, por estarem mais “recetivos à novidade e à poupança”, explica José Costa Rodrigues.
Do online para o físico
No primeiro ano de exercício, a Forall Phones encerrou com um volume de negócios de 380 mil euros, o que “superou as expetativas”. Para isso contribuiu “o trabalho de preparação, que minimizou o risco, e o mercado, que respondeu positivamente”, sustenta.
Foi uma “exigente, mas saudável, curva de aprendizagem, estudando mercados e antecipando tendências, comportamento do consumidor e novas oportunidades”, diz.
Este ano, prevê alcançar 1 milhão de euros de vendas, o que representa um crescimento de 150% em relação a 2016.
A empresa prevê inaugurar este mês a sua primeira loja física na zona do Campo Grande, em Lisboa. “Aproxima-nos dos clientes e transmite confiança, mas é um investimento considerável”, diz Costa Rodrigues.
No entanto, a prioridade da startup continuará focada no digital. “Esse é o futuro e o nosso mindset. Não faria sentido ser de outra forma”. Apenas através do “online”, a Forall Phones conquistou mais de 1.500 clientes, e tem gerado um impacto crescente nas redes sociais. Prova disso são os 36 mil “gostos” no facebook e 12.000 “seguidores” no Instagram.
“Através do eCommerce vamos internacionalizar os nossos produtos em quatro a cinco cliques. Ainda assim, planeamos a abertura de mais lojas físicas a médio prazo – ‘bandeiras’ da marca”, anuncia Costa Rodrigues.
A equipa da Forall Phones é constituída por quatro trabalhadores a tempo inteiro e seis colaboradores em regime de part-time, uma sinergia entre estudantes universitários voluntários de várias universidades do país e jovens recrutados a multinacionais. ”Beneficiamos de uma estrutura leve, ágil e jovem”, caracteriza.
Artigo publicado na edição digital do Jornal Económico. Assine aqui para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com