A norte-americana Ford e a alemã BMW lideraram uma ronda de financiamento no valor de 130 milhões de dólares (107,7 milhões de euros) para uma startup que produz baterias elétricas de nome ‘Solid Power’.
A ronda de investimentos da Série B, que inclui a firma de capital de risco Volta Energy Technologies, permite que a Solid Power expanda as capacidades de fabricação interna e posicione a fabricante de baterias para, eventualmente, fornecer veículos elétricos futuros, possivelmente até o final da década, de acordo com o chefe de tecnologia de células de bateria da BMW, Peter Lamp.
“As parcerias e o capital que vem junto vão realmente colocar-nos em boas condições de execução do nosso roadmap, que simplesmente falando é qualificar essa tecnologia para o uso em veículos no não muito distante futuro”, disse o presidente executivo e co-fundador da Solid Power, Doug Campbell.
As fabricantes estão numa corrida pelo desenvolvimento de carros elétricos no meio de padrões cada vez mais rígidos de emissão de CO2 na Europa e na China. A tecnologia de bateria de estado sólido envolve um dispositivo de armazenamento de energia de alta capacidade que melhora as baterias de lítio, substituindo o eletrólito líquido ou em forma de gel por um material condutor sólido.
Entre outros benefícios, a nova tecnologia oferece mais densidade de energia e melhor segurança devido à falta de componentes inflamáveis. A Solid Power disse que a sua tecnologia pode fornecer 50% mais densidade de energia do que as baterias de íon de lítio atuais. No entanto, a tecnologia de bateria de estado sólido é mais cara do que a tecnologia de célula de lítio. Ele também deve provar que pode operar e permanecer durável no mundo real, e deve aumentar a sua escala para atender à procura da indústria.
“Temos trabalhado com mais de uma dúzia de startups diferentes neste espaço e ficamos muito impressionados com o progresso que a Solid Power fez”, disse Hau Thai-Tang, diretor de plataforma de produto e diretor de operações da Ford.
Solid Power, com sede perto de Denver, levantou 5 milhões em de dólares dívidas convertíveis da BMW iVentures no início deste ano. A parceria com a fabricante alemã começou em 2016.
A Ford e a BMW terão participações iguais e não identificadas na Solid Power, que foi criada em 2012 como um spin-off da Universidade de Colorado Boulder, disse Campbell.
A Ford está a trabalhar para eletrificar os principais modelos da sua linha, incluindo a carrinha ‘Transit’ no final deste ano e a pick-up ‘F-150’ em meados de 2022, e já vende o SUV Mustang Mach-E totalmente elétrico. A fabricante disse anteriormente que vai investir 22 mil milhões de dólares (18,6 mil milhões de euros) em eletrificação até 2025.
Por sua vez, com a meta estabelecida para o final de 2021, a BMW pretende ter cinco modelos totalmente elétricos disponíveis nas marcas BMW e MINI, e disse que até 2023 terá modelos totalmente elétricos disponíveis para quase todos os seus segmentos de mercado.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com