Ford regista patente de sistema que lê ‘outdoors’ e mostra conteúdo no ecrã dos carros

Todos já os vimos quando passamos numa qualquer estrada e agora, graças a uma nova tecnologia patenteada pela Ford, podemos vir a vê-los também nos ecrãs dos nossos automóveis.

Dream Media

Os outdoors publicitários que estão à beira das estradas são difíceis de ignorar, pelo tamanho e, às vezes, pela mensagem que transmitem. Mas a Ford quer ir mais além e mostrá-los no ecrã dos automóveis graças a um nova tecnologia que patenteou recentemente. Este sistema usa as câmaras, que muitos carros já têm, para ler o conteúdo dos cartazes que estão junto às estradas e mostrá-lo nos ecrãs dos sistemas info-entretenimento dentro do veículo.

Apesar de serem grandes, para que se possam ver ao longe, os cartazes transmitem normalmente uma quantidade bastante limitada de informação. A razão para isto prende-se com o facto de os condutores e passageiros dos automóveis, que passam junto a eles, terem um período de tempo muito limitado para os lerem. A nova tecnologia da Ford tem o objetivo de alterar esta situação, porque permite mostrar informação mais detalhada, incluir contactos e promoções que estejam a decorrer para o produto que está a ser anunciado no outdoor.

Esta nova tecnologia é possível porque cada vez mais modelos de automóveis incluem câmaras para as funcionalidades de condução autónoma, reconhecimento de sinais de trânsito, segurança e para ajudar nas manobras. Segundo a patente da Ford, o sistema usa essas câmaras ligadas a um sistema de reconhecimento de imagem que lê o conteúdo do outdoor e mostra-o nos ecrãs do automóvel, para que esteja visível durante mais tempo. O sistema também analisa o conteúdo e gera hiperligações que permitem telefonar diretamente para a loja ou para a empresa que está a anunciar ou aceder ao respetivo para obter mais informações acerca do produto.

A Ford poderá trabalhar com agências de publicidade ou com as empresas responsáveis pelos outdoors, para que os anúncios sejam mostrados um pouco antes para treinar a funcionalidade de reconhecimento do sistema.

PCGuia
Recomendadas

Sector automóvel perde terreno em relação a 2020. Vendas de carros caíram 21%

Em julho, o sector matriculou 12.323 automóveis ligeiros de passageiros novos, menos 33,2% que em 2019 e uma quebra de 19% face ao ano passado.

Venda de veículos elétricos novos mais que duplicou na Europa

A venda de viaturas 100% elétricas novas na Europa correspondeu, no segundo trimestre, a 7,5% das vendas totais de viaturas novas. Mais de 210.000 veículos foram vendidos.

Dieselgate: Volkswagen condenada a pagar 200 milhões de euros aos consumidores italianos

Segundo a Deco Proteste, a organização Altroconsumo venceu a ação coletiva contra a Volkswagen: cada consumidor afetado irá receber 3.300 euros (mais juros), num total de 200 milhões de euros de indemnização.
Comentários