[weglot_switcher]

Ford regista patente de sistema que lê ‘outdoors’ e mostra conteúdo no ecrã dos carros

Todos já os vimos quando passamos numa qualquer estrada e agora, graças a uma nova tecnologia patenteada pela Ford, podemos vir a vê-los também nos ecrãs dos nossos automóveis.
  • Dream Media
2 Junho 2021, 15h41

Os outdoors publicitários que estão à beira das estradas são difíceis de ignorar, pelo tamanho e, às vezes, pela mensagem que transmitem. Mas a Ford quer ir mais além e mostrá-los no ecrã dos automóveis graças a um nova tecnologia que patenteou recentemente. Este sistema usa as câmaras, que muitos carros já têm, para ler o conteúdo dos cartazes que estão junto às estradas e mostrá-lo nos ecrãs dos sistemas info-entretenimento dentro do veículo.

Apesar de serem grandes, para que se possam ver ao longe, os cartazes transmitem normalmente uma quantidade bastante limitada de informação. A razão para isto prende-se com o facto de os condutores e passageiros dos automóveis, que passam junto a eles, terem um período de tempo muito limitado para os lerem. A nova tecnologia da Ford tem o objetivo de alterar esta situação, porque permite mostrar informação mais detalhada, incluir contactos e promoções que estejam a decorrer para o produto que está a ser anunciado no outdoor.

Esta nova tecnologia é possível porque cada vez mais modelos de automóveis incluem câmaras para as funcionalidades de condução autónoma, reconhecimento de sinais de trânsito, segurança e para ajudar nas manobras. Segundo a patente da Ford, o sistema usa essas câmaras ligadas a um sistema de reconhecimento de imagem que lê o conteúdo do outdoor e mostra-o nos ecrãs do automóvel, para que esteja visível durante mais tempo. O sistema também analisa o conteúdo e gera hiperligações que permitem telefonar diretamente para a loja ou para a empresa que está a anunciar ou aceder ao respetivo para obter mais informações acerca do produto.

A Ford poderá trabalhar com agências de publicidade ou com as empresas responsáveis pelos outdoors, para que os anúncios sejam mostrados um pouco antes para treinar a funcionalidade de reconhecimento do sistema.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.