[weglot_switcher]

Forretas lança comparador de preços com vista a conquistar 30% do mercado em três anos

O comparador de preços Forretas.com estima crescer nos próximos três anos e atingir 30% da quota de mercado dos comparadores de preços. O CEO Gonçalo Poças explicou que têm a vantagem de já possuir uma base de 600 mil clientes gerados na atividade de agregador de sites de descontos. 
13 Outubro 2022, 13h41

O até agora apenas agregador de descontos, o Forretas é agora um site comparador de preços e o único em Portugal que permite comparar preços de produtos à venda na Amazon, permitindo comparar o valor de mais de oito milhões de produtos em cerca de 850 lojas e 16 categorias diferentes.

“O mercado dos comparadores de preços vai naturalmente crescer por causa do menor rendimento disponível das famílias, mas também porque há apenas três milhões de compradores online num universo de 8 milhões de internautas”, explicou o CEO do Forretas, Gonçalo Poças. É com base nisso que o portal da empresa Clickprofit, estima crescer nos próximos três anos até atingir 30% do mercado dos comparadores de preços. Gonçalo Poças explicou que têm a vantagem de já possuir uma base de 600 mil clientes na atividade de agregador de sites de descontos.

“Tentaremos conquistar parte da quota de mercado dos incumbentes mas também o contexto de redução de rendimento disponível vai fazer crescer este mercado”, disse.

“Nos primeiros nove meses do ano, os portugueses pouparam 17,5 milhões de euros por utilizarem sites comparadores de preços”, revelou o responsável pelo projeto na apresentação. A comparação de preços permitiu uma poupança média por compra de 42%.

“O Forretas.com – uma criação da empresa Clickprofit, que idealiza e gere diversos serviços online – é a única plataforma em Portugal a incluir nas listas de comparações os preços praticados pelo gigante do e-commerce Amazon. Além do preço, o utilizador consegue ainda comparar características de diferentes artigos, consultar reviews de produto e criar alertas para ser notificado quando os preços baixam”, anuncia a empresa.

Gonçalo Poças explicou também na apresentação da nova funcionalidade que a plataforma só compara produtos e não serviços tais como fornecedores de eletricidade, gás, telecomunicações.

De janeiro a setembro, foram realizadas cerca de 1,5 milhões de comparações de preços através do Forretas.com, registando-se um aumento de 52% do primeiro para o terceiro trimestres. Em média, o utilizador despende 6 minutos e 38 segundos a comparar até ao momento da compra e cada utilizador poupa cerca de 42% ao fazer a comparação no Forretas.com, o equivalente a 17,37 euros por ticket.

Os maiores utilizadores de comparadores de preços são as mulheres, 54% contra 46% dos homens, e a faixa etária que mais utiliza estas plataformas situa-se entre os 35-44 anos.

“Aumentámos em 450% o número de lojas presentes no comparador de preços, um crescimento muito significativo tendo em conta que este serviço é recente, está a funcionar há cerca de um ano”, afirma Gonçalo Poças, realçando que “o objetivo da marca, em três anos, é atingir uma quota de 30% no mercado das plataformas de comparações de preços”. Neste momento são aderentes lojas como a Fnac, a Decathlon, a Worten, a Staples, a Sport Zone, a Science4you, entre outras.

Gonçalo Poças revelou que a partir do próximo ano o modelo de negócio passa por cobrar às lojas aderentes um fee por click, o que nesta altura ainda não está a acontecer.

O site quando se abre é user friendly e tem a vantagem de não dispar pop-ups porque não tem publicidade no seu modelo de negócio.

O Forretas.com lembra que está há mais de 10 anos a facilitar as compras dos portugueses. O comparador de preços foi hoje anunciado mas o serviço está disponível desde julho do ano passado.

As categorias de desporto/lazer, telemóveis e informática/gaming são aquelas onde os consumidores mais têm necessidade de comparar os preços antes de comprar online.

A evolução da plataforma para comparador de preços implicou um investimento na ordem dos 350 mil euros, referem os responsáveis.

“Atualmente, 70% das compras realizadas via Forretas.com resulta do serviço de comparação de preços, 20% advém da oferta de descontos e 10% da aplicação de cupões e promocodes“, isto porque, apesar do novo posicionamento, o Forretas.com mantém o serviço de agregador de descontos e continua a apresentar promoções diárias em produtos e serviços em categorias como restauração, hotelaria, experiências, beleza, massagens, cultura, entretenimento, entre outras.

“O novo site distingue-se por apresentar sempre o preço mais baixo em destaque, pela usabilidade simples e intuitiva, bem como pelo aconselhamento que presta ao utilizador com o objetivo de o ajudar a realizar as compras mais inteligentes (principalmente através da secção Dicas para forretas, que reúne uma série de artigos online com conselhos úteis que orientam os consumidores na sua jornada de consumo)”, segundo o Forretas.com.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.