[weglot_switcher]

Fórum Global de Bay Area: Juntos por Altos Níveis de Reforma e de Abertura

A terceira Exposição de Consumo de Alta Qualidade da China (Macau) e o Fórum das Áreas de Baía Globais de Hengqin, decorreram no dia 26 de setembro em Hengqin, sob o lema “Novos Horizontes da Área da Grande Baía: Juntos por Altos Níveis de Reforma e de Abertura”.
9 Outubro 2024, 09h50

Durante o evento, académicos e representantes de várias partes do mundo partilharam as suas ideias sobre o crescimento económico da China e a melhoria da cooperação entre as zonas de baía a nível mundial.

Promovendo o Desenvolvimento de Alta Qualidade

Numa altura em que a economia mundial atravessa um período de profundo ajustamento, com uma recuperação lenta e desigual, a economia da China continua a dar sinais de resistência. Os economistas presentes enfatizaram a importância da urbanização e do desenvolvimento rural para orientar a economia de volta para um crescimento expansionista.

O antigo vice-ministro do Centro de Investigação do Desenvolvimento do Conselho de Estado, Liu Shijin, sugeriu que o governo acelere o desenvolvimento de pequenas e médias cidades dentro das áreas metropolitanas, impulsionando uma segunda vaga de urbanização na China. Isto promoveria um sistema urbano moderno, sustentável e de alta qualidade que integrasse o desenvolvimento urbano e rural.

“O próximo passo para a economia chinesa é promover o desenvolvimento de alta qualidade, incluindo o consumo de alta qualidade, criando um novo ciclo”, afirmou Liu. “A promoção de um desenvolvimento de elevada qualidade inclui a expansão do consumo, a melhoria do capital humano e o avanço da transformação industrial, com especial incidência nos setores de alta tecnologia e de elevado valor acrescentado.”

David Blair, economista sénior e vice-presidente do Centro para a China e a Globalização, salientou que a economia chinesa deve ser impulsionada pelo consumo interno, que, por sua vez, é impulsionado pelo aumento dos rendimentos. Observou ainda que a revitalização rural é uma das principais políticas de apoio a esse esforço.

“Ao longo dos últimos anos, as zonas rurais da China têm recebido investimentos significativos através da revitalização rural. Durante as minhas caminhadas vi pessoas a dedicarem-se a pequenos negócios. Muitos agricultores que eram pobres há 20 anos estão agora a tornar-se ricos”.

Blair sublinhou também que a revitalização e o desenvolvimento rural são componentes cruciais do futuro da China.

Melhorando a Cooperação Global

No meio de mudanças radicais na economia global, a Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau está a emergir como um farol de inovação, resiliência e crescimento dinâmico.

“A área da Grande Baía tem uma economia quase única no mundo. Combina um empreendedorismo incrível com centros de produção que abrangem uma vasta gama de produtos”, observou Blair.

Liu realçou ainda que a Área da Grande Baía deve desbravar o caminho para o desenvolvimento de alta qualidade, dadas as suas vantagens em termos de urbanização, apoio industrial, progresso tecnológico e capital humano.

Com um olho no futuro, Jennifer Zou, Chefe do Desenvolvimento Empresarial da China no Conselho da Bay Area (BAC), sublinhou a importância de reforçar a cooperação e a comunicação entre as áreas de baía a nível mundial. “Os intercâmbios e as visitas bilaterais são cruciais para criar confiança e compreensão mútuas”, afirmou.

Emil Marques, Diretor do Gabinete de Formação Executiva e de Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade de São José, referiu que, na qualidade de “super-conector”, a RAEM deve desempenhar um papel mais significativo na promoção do intercâmbio global e na construção de novos sistemas para a abertura de alto nível da China, ligando o continente chinês ao mundo.

A 3.ª Exposição de Consumo de Alta Qualidade da China (Macau) e o Fórum das Bay Area Global de Hengqin foram supervisionados pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, pelo Governo Popular da Província de Guangdong, pela Comissão de Supervisão e Administração de Activos Estatais do Conselho de Estado, pelo Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na Região Administrativa Especial de Macau e pelo Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional. A Southern Finance Omnimedia Corp. foi coorganizadora convidada.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.