Fórum para a Competitividade lança projeto Exportadoras Outstanding

O projeto Exportadoras Outstanding conta com a Allianz, o BBVA, a Caixa Geral de Depósitos, a COSEC, a PWC e ainda as escolas de negócios AESE e Porto Business School como parceiros que vão disponibilizar o seu aconselhamento estratégico, jurídico, fiscal, de apoio à captação de investimento, formação e apoio ao crédito.

O Forum para a Competitividade juntou várias empresas para trabalharem em parceria com o objetivo de potenciar e fazer crescer as exportações nacionais.

O projeto Exportadoras Outstanding conta com a Allianz, o BBVA, a Caixa Geral de Depósitos, a COSEC, a PWC e ainda as escolas de negócios AESE e Porto Business School como parceiros que vão disponibilizar às empresfórumas o seu aconselhamento estratégico, jurídico, fiscal, de apoio à captação de investimento, formação e apoio ao crédito.

Segundo o comunicado do Fórum liderado por Pedro Ferraz da Costa, ao projeto associaram-se também grandes empresas exportadoras de várias áreas de atividade, como a Bondalti (química industrial), a fabricante de autocarros CaetanoBus, a farmacêutica Hovione, a Navigator e a Tabaqueira. “Estas empresas vão ajudar a abrir caminho às de menor dimensão, pondo ao dispor a sua experiência”, explica o Fórum.

O projeto Exportadoras Outstanding, da responsabilidade do Fórum, “surge da real importância que as exportações têm na economia portuguesa (num momento em que o crescimento das exportações desacelerou, contribuindo de forma menos positiva para o PIB) e do grande potencial de crescimento que o setor ainda apresenta, sendo a cooperação empresarial uma forma de impulsionar esse crescimento”, refere.

“O objetivo do projeto é que empresas exportadoras de grande escala e parceiros especialistas em várias áreas no apoio à exportação sejam mentores e autênticos “porta-aviões” de lançamento para empresas exportadoras de menor dimensão, mas com grande potencial de crescimento”, diz o Fórum.

“Estamos a falar de empresas que já exportam, mas que têm potencial para o fazer em maior escala e em mercados diferentes. A falta de escala tem sido uma das fragilidades das empresas portuguesas no que à exportação diz respeito, por isso vimos nesta ideia uma forma de conjugar sinergias e capacitar as melhores empresas exportadoras para serem ainda maiores e ajudarem a fazer crescer as exportações”, diz Pedro Ferraz da Costa, presidente do Forum para a Competitividade.

O projeto Exportadoras Outstanding conta com quatro workshops anuais que vão decorrer em diferentes cidades do país e onde as empresas vão contactar diretamente umas com as outras e com os parceiros estratégicos, revela a nota.

Ler mais

Recomendadas

Mar 2020 com 52% de execução até abril e 5.591 projetos aprovados

Este programa tem uma dotação global de 508 milhões de euros, dos quais 116 milhões de euros correspondem à contrapartida pública nacional, que tem origem no Orçamento do Estado.

Movimento acusa ministro “de pagar favor” à EDP com grupo de trabalho para avaliar impacto da venda de barragens

“Uma mão cheia de nada”, responde o Movimento Cultural da Terra de Miranda ao relatório final do grupo de trabalho teve como principal como função analisar e aprofundar os impactos da venda das seis barragens situadas no Douro. Alerta que dos investimentos anunciados de 91 milhões de euros para 10 municípios, só 55 milhões se referem a projetos novos.

Ciberataque ao maior oleoduto dos EUA poderá provocar subida nos preços do petróleo

A paralisação já está a gerar preocupações sobre um aumento nos preços da gasolina e do gasóleo antes do pico da temporada de viagens de verão, se a paralisação não terminar a curto prazo.
Comentários