[weglot_switcher]

Foto chocante de pai e filha afogados levanta debate sobre riscos que os migrantes correm

Um pai e uma filha salvadorenhos foram encontrados mortos na margem do rio Bravo, que separa o México dos Estados Unidos. Óscar e Valeria perseguiam o sonho americano de uma vida melhor.
  • Vadim Ghirda
26 Junho 2019, 14h43

Um homem de 25 anos e a sua filha de 21 meses, oriundos de São Salvador, morreram afogados numa tentativa de atravessar o rio Grande no México para chegar aos Estados Unidos, rumo ao sonho americano, em busca de uma vida melhor.

Óscar Alberto Martínez Ramírez, a sua esposa Vanessa Ávalos, e a sua filha Valeria decidiram rumar aos Estados Unidos em abril por não encontrarem emprego no seu país, na América Central.

Procuravam uma vida melhor. A história é mais uma tragédia a envolver migrantes documentada através de uma fotografia que se tornou viral pela negativa, conta o jornal ‘The Guardian’.

Óscar e Valeria perderam a vida este domingo ao serem arrastados pela corrente do rio Bravo quando tentavam ultrapassar aquele que seria o último obstáculo antes de chegarem à terra prometida.

Segundo Julia Le Duc, repórter do jornal mexicano La Jornada, Martínez Ramírez chegou à cidade de Matamoros no domingo, no norte do México, na esperança de pedir asilo às autoridades americanas com sua esposa, Vanessa e a sua filha.

Mas quando o pai se apercebeu que poderia levar semanas até que as autoridades pudessem dar início ao pedido de asilo, Martínez decidiu fazer a travessia a nado, contou Julia Le Duc ao The Guardian.

“Ele atravessou primeiro com a menina e deixou-a no lado americano”, começou por contar. “Mas quando voltou para ir buscar a mulher, a menina voltou a entrar na água atrás dele. Quando se virou para salva-la, a corrente levou os dois”, relatou Julia Le Duc. Os corpos foram encontrados na segunda-feira.

No meio da tragédia, a família depara-se com outro problema. O Governo de São Salvador informou que as funerárias podem cobrar cerca de 7.500 dólares (mais de 6.500 euros) pelo repatriamento dos corpos.

Dezenas de pessoas já morreram este ano ao tentar atravessar o rio Grande rumo aos Estados Unidos, onde os níveis de água atingiram os níveis mais altos em 20 anos, devido ao degelo nas montanhas que está a atingir níveis recorde.

Muitos criticam a postura de Donald Trump e as suas políticas para os migrantes que endureceram as condições de vida de cerca de 500 mil migrantes, vindos do México, El Salvador, Guatemala, Honduras, Cuba, Haiti e de vários países africanos e asiáticos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.