[weglot_switcher]

FPF: corrida a uma organização que vale 120 milhões

Pedro Proença e Nuno Lobo são os candidatos à liderança e dificilmente farão melhor na solidez das contas da FPF. Governança e transparência são desafios, mas nada se compara à inevitável gestão do ‘dossiê’ Cristiano Ronaldo, seja ela desportiva ou financeira.
Pedro Proença
O presidente da LPFP – Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, fala aos jornalistas no final da reunião da XI Cimeira de Presidentes, organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, no Convento de São Francisco – Coimbra Cultura e Congressos, Coimbra, 18 de outubro de 2023. PAULO NOVAIS/LUSA
1 Fevereiro 2025, 08h00

Fecha-se um ciclo. Ao fim de catorze anos na presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes vai ceder o lugar ao novo presidente e abre-se assim uma nova era no organismo que, para a atual temporada, vai gerir um orçamento de 120,4 milhões de euros, o maior de sempre na história da organização.

Em junho do ano passado, a Assembleia Geral deste organismo aprovou este orçamento por unanimidade, com Fernando Gomes a anunciar a previsão de um lucro de 7,1 milhões de euros, mais 5,6 milhões do que aquele que foi atingido na época 2023/24. Em relação aos rendimentos, a maior fatia que a FPF vai garantir está relacionado com as atividades desportivas (48 milhões de euros), com os direitos televisivos, patrocínios e verbas comerciais a atingirem 53 milhões de euros, mais 10,5 milhões do que o montante conseguido na época anterior.

De resto, Fernando Gomes e a sua equipa transformaram a FPF num caso sério no que diz respeito ao ciclo de bons resultados financeiros com exercícios sempre com resultados positivos, assim como com a criação da Cidade do Futebol, em Oeiras e a implementação do Canal 11.
As eleições dos órgãos sociais federativos rumo ao quadriénio 2024-2028 estão marcadas para 14 de fevereiro.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.