O clima económico em França cai em dezembro, pelo terceiro mês consecutivo, ao atingir os 94 pontos, segundo informa o instituto de estatística do país esta quinta-feira.
“O clima económico está a se afastar da sua média de longo prazo (100). O clima económico tem-se degradado em todos os sectores, como exceção do da indústria da manufatura, que se mantém estável, mas fica abaixo da média de longo prazo”, referiu o instituto de estatística francês.
Em dezembro o clima económico nos negócios também se degradou, ao atingir 94 pontos, perdendo dois pontos depois da queda de três pontos no mês anterior. “Esta nova degradação deve-se principalmente à queda nos balanços futuros na procura e em termos de atividade”, explicou o instituto de estatística francês.
No retalho houve uma quebra pelo terceiro mês consecutivo, com esta nova descida a se justificar principalmente pela “queda nos balanços relacionados com o outlook geral dos negócios e de vendas passadas”.
Na construção o clima económico esteve também em quebra, para os 98 pontos, perdendo um ponto face ao nível mais baixo que foi atingido em julho de 2020. “Esta degradação deve-se aos balanços, particularmente aqueles ligados à atividade e emprego”.
Na indústria da manufatura houve uma manutenção do clima económico nos 97 pontos, contudo fica abaixo da média de longo prazo (100). “Os balanços nas encomendas voltaram a aumentar mas aquelas ligadas à atividade quebraram”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com