França prepara grande campanha de vacinação entre abril e junho

A França está a planear uma grande campanha de vacinação para o público em geral entre abril e junho, depois de uma primeira vaga dirigida às pessoas mais vulneráveis, anunciou hoje o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Juan Ignacio Roncoroni / EPA

No início de 2021 haverá “uma primeira campanha de vacinação muito direcionada, com vacinas de primeira geração”, para as pessoas mais vulneráveis, disse o governante francês numa conferência de imprensa onde teve ao seu lado o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander de Croo.

Depois, “entre abril e junho” haverá uma campanha mais alargada, para o público em geral, com o objetivo de vacinar o maior número possível de pessoas”, acrescentou Macron, citado pela agência de notícias francesa, a AFP.

De acordo com os últimos números disponíveis, a França registou, entre domingo e segunda-feira, 408 mortes em meio hospitalar atribuídas a Covid-19, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 52.731.

O número de novos casos de contágio no país foi de 4.005 entre domingo e segunda-feira, tendo assim sido já confirmados 2.222.488 casos de Covid-19 em França.

Há atualmente 28.258 pessoas hospitalizadas devido ao vírus e 3.751 destes pacientes estão internados nos cuidados intensivos, mas o número de pessoas hospitalizadas e pessoas em estado grave continua a descer no país.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.468.873 mortos resultantes de mais de 63,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler mais
Relacionadas

Covid-19: plano de vacinação apresentado na quinta-feira

Na quarta-feira o primeiro-ministro vai reunir-se com a equipa que está a elaborar este plano de vacinação contra o coronavírus.

Costa diz que não existe atraso no plano de vacinação contra o covid-19

O primeiro-ministro não avançou com uma data para a chegada da primeira vacina contra o coronavírus, durante uma entrevista ao Observador. António Costa sublinhou a complexidade deste plano de vacinação, que será uma operação à escala mundial.

Covid-19: Pfizer/BioNTech pede autorização a reguladores europeus para vacina

A Pfizer/BioNTech já tinha realizado um pedido de uso da vacina contra o coronavírus aos reguladores norte-americanos e da Grã-Bretanha.
Recomendadas

Marisa Matias fecha campanha com apelos a “vermelho em Belém”: “a solidariedade vai vencer o ódio”

A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda recordou a defesa que tem feito dos serviços públicos, especialmente do SNS, durante uma crise que é “o jogo das nossas vidas”, como defende. O ódio e o medo que alguns candidatos tentaram usar durante a campanha também mereceu fortes reparos.

Covid-19: Variante da África do Sul já foi identificada em Portugal

O caso identificado em Portugal, através da sequenciação genómica, foi já reportado pelo INSA às autoridades competentes de saúde.

Ana Gomes encerra campanha com apelo ao voto: “Estas são eleições decisivas para a democracia”

A candidata Ana Gomes defende que participação nas eleições, marcadas para dia 24, é essencial para “reforçar a democracia”, que diz estar “sob ataque”, e “barrar os centrões de interesses” que têm prejudicado o desenvolvimento do país.
Comentários