[weglot_switcher]

Francesa Saur compra Aquapor à DST, após empresa de Braga travar Carlos Slim

A espanhola Aqualia, do grupo do magnata mexicano Carlos Slim, não fechou aquisição da Aquapor. Bracarense DST exerceu o direito de preferência e adquiriu a totalidade da Aquapor. Vendeu agora a empresa à companhia francesa Saur.
11 Janeiro 2021, 09h36

A empresa francesa Saur anunciou esta segunda-feira a aquisição da Aquapor, companhia gestora dos sistemas de água e resíduos de Norte a Sul de Portugal e que controla concessões municipais. A empresa que está incorporada no fundo sueco EQT entrou, assim, no mercado português através de uma empresa que já foi da estatal Águas de Portugal e que no último mês foi disputada pela DST e pela Aqualia, do magnata mexicano Carlos Slim.

A Saur comprou a Aquapor à DST, num movimento negocial que ‘driblou’ o interesse da holding de Carlos Slim na empresa nacional. Após a Aqualia ter iniciado negociações com ABB – Alexandre Barbosa Borges e a Notablebalcony, duas empresas que em conjunto com a DST controlavam a Criar Vantagens (sociedade criada em 2008 para gerir 100% da Aquapor), a bracarense DST exerceu o direito de preferência e comprou à ABB – Alexandre Barbosa Borges e à Notablebalcony a totalidade do veículo que controla a Aquapor, tal como o Jornal Económico noticiou na sexta-feira, 8 de janeiro.

Ora, a Saur contornou a disputa dos últimos dias e negociou com a DST para comprar a Aquapor, empresa que até 2015 era detida pela estatal Águas de Portugal. Os valores do negócio entre a Saur e a DST Ambiente (holding do grupo DST) não foram revelados.

Em comunicado, a Saur salientou que o negócio tem o propósito de “acelerar a internacionalização” da companhia. A companhia francesa não revelou como decorreram as negociações, mas adiantou que a aquisição da Aquapor permitirá adicionar ao seu portefólio mais “120 milhões de euros em receitas e 1.300 funcionários que servem 1,3 milhões pessoas”.

A Saur sublinhou também que a operação permitirá tornar a empresa na terceira maior do mercado na Península Ibéria, “com receitas de 250 milhões de euros”.

A Aquapor controla a gestão de água e saneamento em 26 municípios portugueses, com 1,3 milhões de habitantes. Além de Portugal, a Aquapor está presente em Moçambique, Cabo Verde e Arábia Saudita.

Além da “cobertura nacional única”, a Saur mostrou-se satisfeita por adquirir uma empresa que também tem atividade na Arábia Saudita, no fornecimento de “serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos para as cidades industriais de Jeddah 2 e 3 na Arábia Suadita, onde a Saur já é uma operadora líder”.

Assim, a Aquapor “representa outro passo decisivo na implementação da estratégia da Saur em 2020, após a aquisição da Nijhuis anunciada em junho, na prossecução da construção de um player líder dedicado à transição ecológica”.

A Saur espera que a aquisição da empresa portuguesa esteja concluída “nas próximas semanas, após o cumprimento das condições precedentes normais, nomeadamente a aprovação do organismo regulador da concorrência”.

Criada em 1933, a Saur conta hoje com nove mil funcionários e 12 milhões de consumidores em todo o mundo. O fundo suceo EQT que detém a companhia francesa foca-se na transição ecológica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.