O Banco de Portugal veio a público alertar os portugueses para os cuidados que devem ter para evitarem as fraudes online.
“Os canais e os pagamentos digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos portugueses, em consequência da acelerada digitalização e, sobretudo, da alteração de hábitos motivada pela pandemia de Covid-19”, segundo o comunicado do regulador divulgado esta quinta-feira, 17 de junho.
“Embora as plataformas dos prestadores de serviços de pagamento/bancos, como o homebanking e as aplicações móveis (apps), disponham de mecanismos de segurança robustos, é importante que os utilizadores tenham alguns cuidados e estejam atentos a solicitações suspeitas”, alerta o Banco de Portugal.
O Banco de Portugal recorda que os utilizadores deverão ser especialmente cautelosos perante:
Desta forma, os “utilizadores não deverão divulgar informação pessoal, credenciais de acesso ao homebanking ou às apps, nem eventuais códigos que o banco envie para o telemóvel. Em regra, o banco/prestador de serviços de pagamento nunca solicitará esse tipo de informação pelo telefone”.
Em caso de dúvida ou de contacto suspeito, os “utilizadores deverão contactar de imediato o seu banco/prestador de serviços de pagamento, através dos canais a que habitualmente costumam recorrer, e nunca através dos contactos fornecidos através das mensagens ou telefonemas suspeitos”.
Os canais e pagamentos digitais são cómodos e fáceis de utilizar, mas devem ser utilizados em segurança. E a segurança começa em cada um de nós, avisa o Banco de Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com