[weglot_switcher]

Fuga ao custo de vida de Lisboa e Porto, transforma Braga no novo “el dorado” dos brasileiros

A cidade do Minho tornou-se num paraíso para os imigrantes brasileiros devido às rendas mais baixas, incentivos fiscais e bons serviços públicos. O jornal brasileiro O Globo apelida-os de “os novos bracarenses”.
8 Agosto 2019, 11h25

Braga é o novo “El Dorado” dos brasileiros em Portugal que procuram as melhores condições de vida da cidade do Minho face a Lisboa e Porto.

Num espaço de dez anos, a população brasileira em Braga passou de 2,596 para 6,168, um aumento de 137,6%, segundo uma notícia do jornal brasileiro O Globo, que apelida os imigrantes oriundos do outro lado do Atlântico como “os novos bracarenses”.

Além do custo de vida mais baixo, e da fuga aos preços proibitivos das casas na capital portuguesa e no Porto, os migrantes procuram na capital do Minho “bons serviços públicos, estímulo ao empreendedorismo e segurança”.

As rendas mais baixas do que nas grandes cidades e o sistema de incentivos fiscais da autarquia para quem quer investir na cidade também são outros dos atrativos.

O autarca Ricardo Rio afirmou ao jornal brasileiro, que regularmente chegam ao seu gabinete recém-chegados do Brasil que procuram informação para investir ou abrir negócios na cidade.

Este é um dos casos que mostra como Braga está a atrair imigrantes brasileiros. “São pessoas com recursos económicos e espírito empreendedor, que procuram o desenvolvimento de um projeto de vida. Quem nos procura é encaminhado para a InvestBraga, uma agência pública de consultoria gratuita para a concretização do negócio”, concretiza o presidente da câmara municipal de Braga.

Enquanto verifica-se um crescimento em Braga, o cenário é inverso em Lisboa. A publicação salienta, com base nas estatísticas do SEF, que a capital perdeu quase 10% dos residentes brasileiros regularizados nos últimos 10 anos e atualmente conta com 43.066.

Nos últimos 18 meses, a Associação Comercial de Braga registou a inscrição de 11 negócios de brasileiros. A autarquia disponibiliza incentivos fiscais que podem chegar à isenção total tendo em conta o volume de investimento e a quantidade de emprego que é gerado.

https://jornaleconomico.pt/noticias/e-como-viver-num-paraiso-fiscal-portugal-esta-a-atrair-os-multimilionarios-brasileiros-447739

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.