A fundação ‘la Caixa’ selecionou 29 projetos de investigação biomédica no âmbito da convocatória CaixaResearch para a investigação na saúde 2024, com uma dotação de 25,7 milhões de euros, tornando agora possível que estes sejam realizados em centros de investigação, hospitais e universidades de Espanha e Portugal.
Entre os projetos selecionados destacam-se nove iniciativas de instituições portuguesas, que vão receber um apoio superior a 7,6 milhões de euros. Entre as instituições portuguesas destacam-se o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM), Instituto de Biomedicina (iBiMED) da Universidade de Aveiro.
Este ano foram recebidas 580 propostas de investigação básica, clínica e translacional, num ano em que a convocatória tem como foco os desafios da saúde nas áreas de doenças infeciosas, oncologia, doenças cardiovasculares e metabólicas e neurociências.
Esta é uma iniciativa que conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que financia com quase 2,5 milhões de euros três dos nove projetos portugueses selecionados nesta edição.
Em comunicado a fundação revela que estes apoios “representam um suporte financeiro de até 500.000 euros para projetos apresentados por uma única organização de investigação e de até um milhão de euros para projetos apresentados por consórcios de dois a cinco organizações de investigação”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com