[weglot_switcher]

Fundação la Caixa lança em Portugal plataforma cultural e científica CaixaForum+

A CaixaForum+ é uma plataforma gratuita especializada na divulgação cultural e científica, única na Península Ibérica, e é a mais recente grande aposta da Fundação la Caixa no seu objetivo de levar a cultura e a ciência ao maior público possível.
27 Novembro 2024, 21h15

A Fundação “la Caixa” lançou esta quarta-feira em Portugal, em colaboração com o BPI, a sua plataforma online gratuita especializada em cultura e ciência.

A CaixaForum+ é uma plataforma gratuita especializada na divulgação cultural e científica, única na Península Ibérica, e é a mais recente grande aposta da Fundação la Caixa no seu objetivo de levar a cultura e a ciência ao maior público possível.

Na CaixaForum+, os subscritores poderão encontrar mais de 500 conteúdos, incluindo séries, documentários, concertos e óperas, sobre temas como arte, cinema, música, teatro, literatura, pensamento, história, arquitetura, design, ciências da vida as ciências físicas.

Para o lançamento em Portugal, haverá inúmeras propostas especificamente concebidas para o público português, assim como conteúdos que resultam da colaboração com as principais instituições culturais do país.

Esta plataforma foi lançada no final de 2022 em Espanha com o propósito de preencher uma lacuna na oferta audiovisual de não ficção e de se tornar a plataforma de referência no mundo cultural e na divulgação científica na Península Ibérica.

“Este objetivo fica agora concluído com a chegada da plataforma a Portugal”, refere a fundação.

O objetivo final é chegar a todos os que se interessam pela cultura, pela ciência e, em suma, ampliar o seu conhecimento, independentemente do lugar onde se encontrem.

O catálogo está dividido em nove temas: artes plásticas e visuais, artes performativas, música, literatura, pensamento e história, cinema, arquitetura e design, ciências da vida e ciências físicas.

Os utilizadores da plataforma podem encontrar documentários, séries, concertos, óperas, curtas-metragens, conferências, entrevistas, entre outros.

A duração dos conteúdos varia entre dois minutos, no caso de alguns micro-documentários, até dez horas, como é o caso de séries focadas em conversas com grandes criadores.

A plataforma chega a Portugal com uma versão totalmente em português – tanto no website como nas aplicações para telemóveis e smart TVs -, estando os conteúdos legendados no mesmo idioma.

Os subscritores encontrarão na plataforma mais de 500 conteúdos (com quase 800 horas de visionamento disponíveis em Portugal), de três tipos, os Originais CaixaForum+, produções próprias e exclusivas da plataforma; as inúmeras propostas especificamente concebidas para o público português e que são lançadas pela primeira vez com o lançamento da plataforma; e a inclusão de um catálogo de produções (novas e já existentes) em colaboração com as principais instituições culturais do país.

“Uma das características distintivas da CaixaForum+ é, precisamente, a colaboração com museus, festivais e instituições culturais de referência, a nível nacional e internacional, que dispõem de um espaço próprio na plataforma com inúmeros conteúdos”, lê-se no comunicado.

Entre as mais de vinte instituições que já colaboram no projeto encontram-se o Museu Nacional do Prado, o Guggenheim Bilbao, o British Museum, o Teatro Real e o Festival In-Edit, que pela primeira vez estará disponível online em Portugal.

Com o lançamento da plataforma em Portugal, serão integrados, nos próximos meses, conteúdos disponibilizados por algumas das principais instituições culturais do país, como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação de Serralves, a Casa da Arquitectura, a Casa da Música Porto e o Museu Nacional de Arte Antiga. anuncia a fundação.

Além disso, a CaixaForum+ Portugal também colaborar com festivais consagrados no país, na área do cinema documental como o Doclisboa, o Porto/Post/Doc: Film & Media Festival e outros festivais como o FIMM – Festival Internacional de Música de Marvão.

“Com todas estas colaborações, a CaixaForum+ persegue um duplo objetivo, por um lado, tornar-se um agregador único de conteúdos culturais; por outro, permitir que, graças ao apoio da Fundação “la Caixa”, possam ser coproduzidos novos projetos”, conclui a instituição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.