[weglot_switcher]

Fundador da CK Hutchison Holdings é o 40.º mais rico do mundo

A fortuna do empresário Li Ka-shing derivou da fundação da Cheung Kong Industries, em 1950, que se dedicava à fabricação de plásticos. Em 1977, a empresa adquiriu o Hong Kong Hilton Hotel.
21 Maio 2025, 07h00

Li Ka-shing é o 40.º mais rico do mundo, segundo o ranking dos bilionários da Forbes Internacional. O empresário de Hong Kong tem uma fortuna avaliada em 34,6 mil milhões de euros.

A fortuna do empresário derivou da fundação da Cheung Kong Industries, em 1950, que se dedicava à fabricação de plásticos. Em 1977, a empresa adquiriu o Hong Kong Hilton Hotel.

Já em 1979, Li Ka-shing comprou uma participação acionista da Hutchison Whampoa Limited (HWL). Durante os anos 80, esta empresa passou a fabricar telemóveis, tendo recebido uma licença para operar a rede telefónica de rádio do Serviço Avançado de Telefonia Móvel (AMPS) em Hong Kong.

Em 1994, foi criada outra empresa dentro do grupo, a Hutchison International Port Holdings Limited (HPH), que serve para administrar todos os interesses da HWL em portos e respetivos negócios em Hong Kong.

Depois de anos de consolidação e aquisições, em 2015 foi concluída uma reorganização no grupo, resultando na fusão de negócios e criando a CK Hutchison Holdings Limited. Esta fusão teve como objetivo gerar valor para os acionistas e aumentar a transparência e a coerência dos negócios.

Li Ka-shing esteve presente durante este percurso, mas reformou-se em 2018, mantendo-se como conselheiro sénior. Atualmente, o seu filho, Victor, é quem lidera o conglomerado, que opera em mais de 50 países e emprega mais de 300 mil funcionários.

Para além das empresas, Li também tem uma fundação em seu nome, que já doou mais de 3,4 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.