[weglot_switcher]

Fundão: Aldeia de Castelo Novo evacuada pelas autoridades

Presidente da Câmara do Fundão afirma que há uma “manifesta falta de meios para a magnitude das chamas” e que “a situação é grave”.
14 Agosto 2017, 19h45

A Aldeia de Castelo Novo, no Fundão, está a ser evacuada pelas autoridades. O incêndio que lavra na Serra da Gardunha há quase dois dias está “completamente descontrolado”, de acordo com as declarações do presidente da Câmara do Fundão que apelou esta tarde às autoridades nacionais para que procedessem ao reforço dos meios de combate do fogo.

“O fogo está completamente descontrolado e faço aqui um apelo às autoridades nacionais, para além de todos aqueles que já fiz ao longo do dia, para procederem a um reforço de meios, porque neste momento o incêndio está a aproximar-se da aldeia histórica de Castelo Novo e podemos ter aqui situações complicadíssimas”, disse Paulo Fernandes em declarações à agência Lusa.

O incêndio que começou domingo na localidade de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, progrediu para o concelho do Fundão, onde se mantém ativo.

O presidente da Câmara afirma que há uma “manifesta falta de meios para a magnitude das chamas” e que “a situação é grave”.

A linha de fogo “já terá cerca de 25 quilómetros”, lamenta Paulo Fernandes, que salienta ainda que “a Serra da Gardunha está completamente a arder” e a destruir o perímetro das freguesias de Souto da Casa, Alcongosta, Alpedrinha, Castelo Novo, para além da área do Louriçal do Campo e São Vicente da Beira, no concelho de Castelo Branco.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.