O Banco Português de Fomento (BPF) anuncia três novos investimentos em empresas, ao abrigo do Fundo de Capitalização e Resiliência do PRR. Ao todo, o investimento nas Valérius Têxteis, LBM Carpintarias e Bettery soma 15,4 milhões de euros.
Do valor total de investimento, 10,78 milhões de euros correspondem a financiamento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) e 4,62 milhões de euros a investimento privado, revela o BPF.
“Concluídos mais três acordos de investimento, no âmbito da Janela A do Programa de Recapitalização Estratégica, num montante total de 15,4 milhões de euros, para investimento nas empresas Valérius – Têxteis, LBM Carpintarias e Bettery”, refere o banco promocional.
A operação de investimento no projeto Valérius 360º, da Valérius – Têxteis, totaliza 9,9 milhões de euros, dos quais 6,93 milhões são investidos pelo FdCR e o restante pela Rúbrikexpansiva – Unipessoal, uma empresa situada em Barcelos.
A estratégia de investimento prevê a subscrição de obrigações convertíveis em ações preferenciais, com direito a voto, com uma maturidade de 8 anos.
Situada em Barcelos, a Valérius – Têxteis dedica-se à produção e comercialização de vestuário de média a alta qualidade, com um foco significativo na exportação, tendo iniciado em 2019, o projeto Valérius 360º, sobre o qual incide esta operação de investimento. “Trata-se de um projeto diferenciador, com um forte compromisso com a economia circular, ao alavancar resíduos têxteis para a produção de novos produtos têxteis”, lê-se no comunicado.
A Valérius prevê que, dentro de dois anos, mais de 50% das suas peças sejam produzidas a partir de têxteis recuperados e, em cinco anos, a reciclagem represente 100% do seu negócio. “Este investimento estratégico visa fortalecer a estrutura de capital da empresa, respondendo às necessidades de investimento em equipamentos fixos, fundo de maneio e reembolso de empréstimos”.
O montante total da operação na LBM Carpintarias ascendeu a 3,5 milhões de euros, dos quais 2,45 milhões são investidos pelo FdCR e o restante pela Flexdeal. A estratégia de investimento prevê a entrada no capital da empresa e a subscrição de obrigações não obrigatoriamente convertíveis em capital, com uma maturidade de sete anos.
“Constituída em 2007, a LBM Carpintarias dedica-se à fabricação e montagem de soluções para clientes empresariais que procuram implementar projetos para espaços comerciais, lojas e stands para feiras e exposições, nacionais ou internacionais, assim como outro mobiliário em madeira para todos os fins”, refere o BPF.
Este investimento estratégico “permitirá à LBM Carpintarias não só consolidar a sua presença no mercado nacional, como também expandir a sua atividade em feiras e exposições internacionais, fortalecendo assim a sua competitividade e reconhecimento no setor de carpintaria e design de interiores”.
A empresa diz que este investimento, “alinhado com os objetivos estratégicos e operacionais da empresa, sublinha o seu compromisso com a inovação, assegurando a continuidade do seu crescimento e o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis”.
Por fim, a Battery. Dois milhões de euros foi o montante total da operação de investimento na Bettery, em parceria com a Flagrantopportunity, entidade do grupo Flexdeal, dos quais 1,4 milhões de euros são financiados pelo FdCR e o restante pelo coinvestidor.
A estratégia de investimento inclui a participação no capital da empresa e a subscrição de obrigações não obrigatoriamente convertíveis em capital, com uma maturidade de oito anos.
Fundada em maio de 2020, a Bettery é uma startup portuguesa de biotecnologia que se baseia na ciência para proporcionar melhorias no rendimento físico e mental, através de produtos de nutrição inovadores e avançados com base 100% vegetal.
“Este investimento de 2 milhões de euros tem como propósito desenvolver produtos nutricionais avançados, alinhando-se com a tendência de inovação e resposta às necessidades de saúde e bem-estar dos consumidores”, explica o BPF.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com