O fundo de inovação dos CTT, 1520 Innovation Fund, investiu numa startup portuguesa que automatiza o cálculo da pegada carbónica de produtos ZeroPact.
O 1520 Innovation Fund foi lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups,
Com uma dotação, reforçada no final do ano passado, de oito milhões de euros, o Fundo 1520, visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com a Agenda de Inovação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade.
Está também prevista a possibilidade de coinvestimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.
A ZeroPact ajuda empresas a calcular a pegada de carbono dos seus produtos de forma automática e com rigor científico e desenvolveu a primeira plataforma de inteligência artificial (IA) capaz de calcular a Pegada de Carbono de Produto (PCF), “permitindo processar portfólios completos em minutos e a preços acessíveis”.
O 1520 Innovation Fund é integralmente financiado pelo Grupo CTT e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, que apresenta um currículo sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de start-ups a PMEs.
“A tecnologia da ZeroPact foca-se em resolver o tema central da sustentabilidade: a recolha e processamento automatizado de dados, eliminando a dependência de processos manuais dispendiosos e altamente complexos”, diz o comunicado.
“A ZeroPact resolve um problema real para os CTT e para o e‑commerce: medir e compensar a pegada carbónica com rigor. Apresenta uma tecnologia sólida assente em IA, uma equipa experiente e multifacetada e um historial comprovado de execução”, afirma Nuno Matos, Diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT.
“Investimos com convicção e com vontade de desempenhar um papel relevante no crescimento da ZeroPact, não apenas como investidores, mas também como cliente e parceiro de referência. Este investimento traduz de forma clara o compromisso dos CTT com a inovação e com a sustentabilidade”, disse.
Já João Morgado, Co-founder & CEO da ZeroPact, diz que “a entrada dos CTT, através do seu fundo gerido pela Iberis Capital, é uma validação estratégica da nossa tecnologia e, acima de tudo, da nossa visão. Ter no nosso cap table o maior operador logístico nacional, que é simultaneamente o parceiro de referência para o ecossistema de e-commerce e um standard para os players de distribuição, confirma que a nossa solução resolve dores reais de toda a cadeia de valor”.
“Este investimento permite-nos acelerar o desenvolvimento tecnológico e escalar a presença comercial, com a ambição clara de nos tornarmos a referência global no mercado de cálculo de Pegadas de Carbono de Produto”, acrescenta.
“Esta aposta reforça a proximidade dos CTT ao ecossistema de start-ups, em áreas onde o Grupo CTT opera”, explica o grupo CTT.
“Esta é mais uma start-up em que o fundo 1520 aposta e a sua operacionalização e acompanhamento será, como habitualmente, feito através do programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram”, refere a empresa liderada por João Bento.
O programa 1520 StartuProgram dos CTT desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema.
O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no seu negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm.
Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 2.000 empresas, contando com 21 projetos atualmente em curso: 6 em parcerias comerciais, 15 em projetos de co-criação, 1 aquisição e 9 investimentos via fundo de inovação: a KIT-AR, a Sensefinity, a Habit, a Fraudio, a Paynest, a Ubirider, a Neuralshift, a GoFact e agora a ZeroPact.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com