[weglot_switcher]

Fundo Fortitude captou 500 milhões e quer investir em estádios de futebol apoiado pelo BTG

O projeto poderá mudar de formato caso o presidente do clube, Rui Costa, não seja reeleito em outubro. António Esteves afirmou à Bloomberg estar interessado em desempenhar um papel de financiador, independentemente de quem ganhar a votação.
23 Julho 2025, 19h52

António Esteves, da Fortitude Capital, planeia investir em estádios de futebol em Portugal, à medida que os clubes em Portugal se juntam a uma tendência crescente na Europa de renovação dos seus estádios para aumentar as receitas. A notícia foi avançada pela Bloomberg.

O DN tinha avançado esta quarta-feira que o Benfica negoceia com Fortitude um investimento no novo projeto da Luz.

A empresa de private equity sediada em Lisboa captou quase 500 milhões de euros e conta com o apoio do banco de investimento brasileiro BTG Pactual e da Atrium Portfolio Managers.

O ex-sócio do Goldman Sachs Group Inc. e cofundador da Fortitude Capital em 2022, afirmou à Bloomberg que a sua empresa procura investir, juntamente com outros financiador, para financiar as remodelações de estádios previstas pelas três principais equipas de futebol do país — Benfica, FC Porto e Sporting CP.

“Temos dinheiro disponível para investir neste tipo de projetos em Portugal”, disse António Esteves numa entrevista à agência. “O mercado de lazer e entretenimento em estádios de futebol está em forte crescimento”, disse.

Os comentários surgem depois de o Benfica ter revelado planos para investir cerca de 220 milhões de euros na modernização do seu estádio de 68 mil lugares na capital, com a introdução de novos espaços, comodidades e espaços públicos.

O projeto poderá mudar de formato caso o presidente do clube, Rui Costa, não seja reeleito em outubro. António Esteves afirmou estar interessado em desempenhar um papel de financiador, independentemente de quem ganhar a votação.

Os clubes desportivos europeus recorrem cada vez mais a bancos de investimento para ajudar a obter capital para renovar estádios, financiar transferências de jogadores e colmatar lacunas financeiras. O Sporting está a trabalhar com o JPMorgan Chase & Co. num plano para angariar pelo menos 100 milhões de euros de dívida nos próximos meses. Em Espanha, a Real Betis Balompie SAD recorreu ao Goldman Sachs para angariar até 250 milhões de euros em dívida para financiar a renovação do seu estádio.

“Estes investimentos ajudam a criar centros de entretenimento durante todo o ano para atrair mais adeptos”, disse o fundador do Fortitude, acrescentando que a venda de bilhetes para eventos desportivos e imóveis podem ser usados como garantia para financiar a modernização dos estádios desportivos.

“O dinheiro não é um problema quando há projetos que transformam as cidades e que têm tudo para dar certo”, disse à Bloomberg,

Os investimentos atuais da Fortitude Capital incluem uma joint-venture com a Oakberry, marca brasileira de superalimentos conhecida pelos seus açaís, o Hotel Oitavos, perto de Lisboa, residências de estudantes, assistência médica e agricultura, de acordo com o site do fundo.

“Como norma, o nosso fundo analisa todas as oportunidades de investimento”, disse António Esteves.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.