Fundo Petrolífero timorense valia 15,89 mil milhões de euros no final de outubro

O Fundo Petrolífero de Timor-Leste valia 17,55 mil milhões de dólares (15,89 mil milhões de euros) no final do terceiro trimestre deste ano, mais 100 milhões de dólares que no trimestre anterior, foi anunciado esta sexta-feira.

David M. Parrott/Reuters

“Apresentamos o relatório do fundo petrolífero até ao final do trimestre que termina no final de setembro, altura em que tinha um valor de 17,55 mil milhões de dólares”, disse aos jornalistas o vice-governador do Banco Central de Timor-Leste (BCTL), Venâncio Alves Maria.

Segundo o relatório trimestral divulgado hoje, o FP registou durante o trimestre entradas brutas de capital de 166,7 milhões de dólares (150,8 milhões de euros), sendo que 86,54 milhões dólares correspondem a contribuições e 80,16 milhões de dólares a pagamentos de royalties.

No período trimestral, os investimentos do fundo tiveram um rendimento de 139,62 milhões de dólares (126,36 milhões de euros), dos quais cerca de 100 milhões de dólares correspondem a dividendos e o restante a alterações do valor dos instrumentos detidos.

O relatório nota que nos três meses entre julho e setembro o Governo levantou 203,24 milhões de dólares (183,93 milhões de euros).

Neste período o retorno do fundo foi de 0,81%, “o que compara favoravelmente com os 0,84% do retorno do benchmark”, nota o documento.

O relatório nota que no início de agosto de 2019 o BCTL, gestor do fundo introduziu investimento em ações “baseado em ‘fatores’, com a “divisão equitativa dos investimentos em duas estratégias/portfolios”.

A primeira estratégia “continua a determinar a alocação dos investimentos acionistas em função da tradicional capitalização bolsistas das empresas”, com a segunda a apostar numa composição de portfolio acionistas “com base numa alocação de fatores relevantes”.

“Isto não mudou a composição de ações, mudou a exposição dos investimentos. Estamos a trabalhar com a State Street Global Advisors (SSgA) para a gestão desta estratégia de investimento”, explicou Venâncio Alves Maria.

Ler mais
Recomendadas

Receitas da Altice Portugal crescem 2,1%, para 536 milhões de euros no terceiro trimestre

O crescimento das receitas foi sustentado sobretudo pelo segmento do consumo, Base de clientes da da empresa de telecomunicações cresceu “pelo oitavo trimestre consecutivo”.

Lítio em Portugal é explorado em conjunto com outros minérios para produzir cerâmica

Portugal produz lítio, mas não existem minas dedicadas exclusivamente à exploração de lítio, que é extraído em conjunto com outros minérios para produzir cerâmica.

Nike anuncia fim da parceria com a Amazon

A estratégia da gigante americana toma agora uma nova face, impulsionada pela mudança de direção, depois da contratação do ex-diretor executivo do EBAY. A Nike tem investido bastante no mercado online, e através da internet viram as suas receitas triplicarem desde 2013.
Comentários