Fundo sueco compra portal de imobiliário Idealista por 1,3 mil milhoes

A operação anunciada esta quinta-feira, 10 de setembro, é a maior venda de um portal de internet espanhol.

Cristina Bernardo

O fundo sueco EQT IX afirmou que comprou a plataforma Idealista, num negócio que ascendeu a 1.321 milhões de euros, avança o “Cinco Días”.

Com a compra, o fundo comprometeu-se a apoiar o crescimento do portal presente em Portugal, Espanha e Itália, aumentando a presença nos principais mercados e consolidar a posição como líder de mercado.

De acordo com a publicação, a administração do Idealista vai continuar a liderar a empresa, e o CEO e fundador da plataforma, Jesús Encinar, vai permanecer no cargo. O fundo Apax, que entrou na participação da empresa em 2015 ao comprar 80% das ações por 273 milhões de euros, conseguiu multiplicar o seu investimento por cinco.

A operação anunciada esta quinta-feira, 10 de setembro, é a maior venda de um portal criado inteiramente pela Internet e gerido em Espanha.

A Idealista Internacional fechou o ano de 2019 com um lucro líquido de 37,06 milhões de euros, cerca de 156,3% acima do valor do ano anterior. Após os impostos, a empresa revelou um resultado de 14,46 milhões de euros. Atualmente, o portal imobiliário conta com 40 mil clientes e 38 milhões de visitantes mensais únicos.

Durante os últimos meses, as conversas relativamente à aquisição do portal aconteceram através de videoconferência devido à pandemia da Covid-19, terminando na manhã da passada quarta-feira e anunciada esta quinta-feira.

Ler mais
Recomendadas

5G. Governo determina redução de 80% nas taxas de utilização das frequências em leilão

Está assim confirmada a promessa feita pelo Governo aquando da definição e anúncio da estratégia nacional para o 5G, em fevereiro. Executivo aplica ainda desconto de 10% para quem levar banda larga móvel às escolas públicas e à linha ferroviária do Norte.

Media Capital. ERC acena com possível suspensão dos direitos de voto dos novos acionistas

A empresa Pluris, de Mário Ferreira, comprou 30% da Media Capital à Vertix, da espanhola Prisa, e poderá ficar com os direitos de voto suspensos. Suspensão também se aplica aos outros acionistas qualificados.

Precisa de ajuda em casa? Há mais de 4 mil ‘taskers’ qualificados à distância de um clique

A empresa TaskRabbit, com sede nos Estados Unidos, lançou-se no mercado português, onde disponibiliza uma rede com prestadores de serviços que vão desde limpezas, entregas ou carregamento e montagem móveis.
Comentários