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Fusão de 100 mil milhões cria a maior cervejeira do mundo

Acionistas da SABMiller aprovaram a fusão com a AB Inbev. A nova empresa terá uma quota de 27% no mercado mundial de cervejas.
28 Setembro 2016, 16h16

Os accionistas da SABMiller aprovaram a oferta de compra no valor de 79 mil milhões de libras (cerca de 92 mil milhões de euros) feita pela empresa belga Anheuser-Busch InBev, naquela que é a terceira maior fusão da história, avança o Financial Times. A operação deverá estar concluída a 10 de Outubro.

Após um ano de negociações, a votação, realizada esta quarta-feira, resultou em 95,5% de votos favoráveis por parte dos accionistas da SABMiller à oferta de 45 libras por acção. Os accionistas da AB InBev já tinham votado favoravelmente o negócio num encontro realizado em Bruxelas.

Esta fusão torna a AB InBev (o novo nome da empresa) na maior cervejeira mundial com cerca de 46% dos lucros globais e 27% de quota de mercado, fica menos dependente do mercado americano, e ganha predominância em 17 países africanos, avança o Wall Street Journal.

“Esta fusão tem como objetivo acelerar o crescimento dos resultados, e uma das regiões que terá um forte contributo neste objetivo é África”, afirmou Carlos Brito, o presidente-executivo da Ab Inbev, numa conferência com analistas no mês passado.

Os concorrentes também conseguiram tirar benefícios desta fusão através da compra de dezenas de marcas que a AB InBev teve de vender para que a fusão fosse aprovada pelos reguladores. Entre estas marcas encontram-se a Miller Lite, a Peroni e a Snow, que é marca de cervejas mais vendida em todo o mundo. A Ab InBev mantém no seu portfolio marcas como a Budweiser, Stella Artois, Grolsch e Pilsner Urquell.

A Ab Inbev nasceu em 2004 da fusão entre a brasileira AmBev e a belga Interbrew, e desde 2008 já adquiriu a Anheuser-Busch Cos., o grupo mexicano Modelo e a coreana Oriental Brewing.

As acções da AB InBev ganham 1,15% para 118,65 euros, e os títulos da SABMiller valorizam 0,54% para 4,489 libras.

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