[weglot_switcher]

Fusão criaria quarta maior elétrica europeia

Nova empresa com capacidade para ultrapassar gigantes europeus do setor, mas operação teria de passar pelo crivo regulatório, com bastantes ativos na Ibéria.
13 Abril 2025, 17h00

É um namoro antigo. Terá começado antes de 2017, mas foi neste ano noticiado que a Naturgy (então Gas Natural) tinha sondado a EDP para uma fusão, tal como já tinha acontecido antes, mas nada avançou. A avançar uma oferta pública de aquisição (OPA) ou uma fusão que empresa nasceria daqui?

A companhia catalã conta com uma capitalização bolsista de 23,3 mil milhões de euros, face aos 12,25 mil milhões de euros da EDP. Tudo somado, 35,5 mil milhões de capitalização bolsista. Se se contar com os 7,4 mil milhões da EDP Renováveis, a soma final atinge os 43 mil milhões de euros. Isto colocaria a nova energética na quarta posição do ranking das maiores elétricas europeias, o MSCI.

À frente desta nova sociedade, que blindaria as duas empresas de tomadas hostis, está a espanhola Iberdrola com 87 mil milhões de capitalização bolsista, seguida da italiana Enel com 61 mil milhões, e a britânica National Grid com 59 mil milhões. Abaixo, estaria logo a seguir a francesa Engie com 33 mil milhões e a alemã E.ON com 31 mil milhões. Seguem-se outras empresas como a francesa Veolia Environment com 22 mil milhões, a britânica SSE com 21 mil milhões, a alemã RWE STAMM com 21 mil milhões.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.