No passado dia 11 de junho a alemã Daimler Truck e a japonesa Toyota fecharam o acordo para a fusão das filiais 3e Hino, resultando numa nova empresa com mais de 40 mil funcionários. A operação foi notificada à Autoridade da Concorrência (AdC).
“A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, notifica a fusão com a Hino Motors, Ltd., subsidiária da Toyota Motor Corporation”, segundo a notificação da AdC.
A operação de concentração consiste na fusão da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), subsidiária da Daimler Truck Holding AG, sociedade holding da fabricante de camiões e autocarros Daimler Truck AG, com a Hino Motors, subsidiária da Toyota Motor Corporation.
A Hino fabrica e distribui veículos comerciais ligeiros e camiões médios e pesados, bem como autocarros ligeiros e pesados. Está ainda ativa na produção de motores e peças sobresselentes. O peso bruto dos camiões fornecidos pela Hino varia entre 3,5 toneladas e 50 toneladas. Relativamente aos autocarros, o seu portfólio integra produtos entre 7,5 toneladas e 18 toneladas. Não atua como grossista e/ou retalhista em Portugal.
A Fuso conta com uma unidade em Portugal, no Tramagal (Abrantes). Em Portugal, a MFTBC comercializa apenas veículos comerciais ligeiros e camiões médios.
A MFTBC fabrica e distribui veículos comerciais ligeiros (peso bruto inferior a 5-6 toneladas), camiões médios (peso bruto entre 5-6 e 16 toneladas) e camiões pesados (peso bruto superior a 16 toneladas), bem como autocarros ligeiros e pesados, para múltiplos propósitos. Também produz peças sobresselentes, bem como motores industriais.
A Mitsubishi Fuso Truck Europe emprega 423 trabalhadores e fechou 2024 com uma produção a rondar as 7.700 unidades dos modelos Canter e eCanter.
A nova sociedade terá como presidente executivo (CEO) Karl Deppen e a sede será localizada em Tóquio.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com