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Fuso eCanter em Portugal ainda este ano

A Fuso pretende lançar uma edição limitada do camião ligeiro elétrico eCanter em três cidades mundiais. Lisboa será uma delas. Todas as unidades serão produzidas no Tramagal.
12 Junho 2017, 13h42

Com produção em série agendada para 2019, a Fuso eCanter é um camião ligeiro desenvolvido pela Fuso, uma das marcas detidas pela Daimler no segmento dos camiões. Atualmente na sua terceira geração, a eCanter terá uma produção limitada já este ano.

Serão 150 unidades, todas provenientes da unidade industrial da Fuso no Tramagal, em Portugal, que terão como destino os municípios de Tóquio, Nova Iorque e Lisboa. Marc Llistosella, CEO da Mitsubishi Fuso, fez o anúncio à Business Insider, revelando que estas 150 unidades serão colocadas em regime de aluguer de longa duração nas três cidades selecionadas.

A Fuso eCanter é o resultado da melhoria da sua antecessora, a Fuso E-Cell, diferenciando-se do modelo anterior não só em termos estéticos, mas também nas características técnicas. O novo modelo apresenta um motor elétrico de síncrono permanente com 185 kW de potência e um binário de 380 Nm. Dependendo do tipo de carroçamento, carga e utilização, a eCanter apresenta uma autonomia de mais de 100 km. As baterias são de iões de lítio, refrigeradas a água e com um longo ciclo de vida. Apesar do peso das baterias, a nova Fuso eCanter apresenta uma capacidade de carga útil de 4,63 toneladas. O recarregamento pode ser feito a 80% numa hora com recurso a um carregador rápido ou 100% em sete horas numa tomada normal de corrente alternada. No futuro os carregamentos rápidos de 170 kW permitirão obter 80% de carga em apenas 30 minutos.

A indústria dos transportes rodoviários começa a dar os primeiros passos na eletrificação, à medida que cada vez mais empresas apresentam propostas neste segmento de mercado. A Mercedes-Benz Trucks está atualmente a testar o camião elétrico Urban eTruck na Alemanha e planeia lançá-lo no mercado em 2020. Entretanto, em 2015, a Freightliner Trucks (também do Grupo Daimler), testou um camião autónomo nas estradas públicas, abrindo caminho a outras marcas, como a Tesla e a Uber, que têm planos para eletrificar e autonomizar os camiões (a Tesla com o prometido Tesla Semi e a Uber depois da aquisição da Otto). Outra empresa envolvida neste negócio é a Nikola Motor, uma start-up que pretende colocar no mercado um camião a hidrogénio até 2021.

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