A Galp anunciou que começou a injetar na rede os primeiros eletrões do seu primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias de grande escala na rede pública em Portugal. Uma solução que utiliza a tecnologia da Powin LLC, um integrador global de armazenamento de energia com sede nos EUA.
Instalado numa das quatro centrais solares da Galp em Alcoutim – que conta com uma capacidade combinada de 156 MW na região sul do Algarve – o sistema de baterias de 5MW/20MWh aumenta a capacidade do parque para enviar energia renovável para a rede quando esta mais precisa e otimiza a estabilidade da rede, tornando-se assim uma ferramenta importante no mercado em expansão dos serviços do sistema de rede, explica a empresa.
Este projeto de armazenamento de energia em baterias utiliza o Centipede Stack750 da Powin e a tecnologia avançada de inversores da Hitachi Energy, “sublinhando a importância da parceria entre empresas globais no apoio à transição energética da Europa”, revela a Galp.
“Com a crescente penetração de produção renovável intermitente, a introdução de armazenamento é de extrema importância para a estabilidade e sustentabilidade do sistema elétrico”, afirmou Georgios Papadimitriou, Vice-Presidente Executivo de Renováveis, Novos Negócios e Inovação da Galp.
“Estamos muito orgulhosos por estarmos na vanguarda e termos comissionado o primeiro sistema de armazenamento de grande escala em Portugal continental. Alcoutim, o nosso primeiro projeto híbrido renovável operacional, permitirá criar um leque de novas oportunidades para a Galp e para os seus clientes”, acrescenta.
“Este projeto representa um passo crítico no percurso da Powin na sua expansão internacional e uma resposta à crescente procura de soluções de armazenamento de energia na Europa”, considera Brian Kane, Chief Projects Officer da Powin.
“Ao estabelecermos parcerias com organizações com visão de futuro como a Galp e ao aproveitarmos a tecnologia de ponta da Hitachi Energy, demonstrámos a nossa capacidade de fornecer soluções fiáveis e inovadoras que ajudam a descarbonizar a rede”, refere ainda.
A Galp é um dos principais produtores de energia solar fotovoltaica na Península Ibérica, com 1,5 GW de capacidade instalada de produção renovável e 400 MW de nova capacidade renovável em execução para ser instalada até 2026.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com