[weglot_switcher]

Galp e TJA instalam primeiro carregador no país para transporte pesado 100% elétrico

Desenvolvido pela Siemens em Corroios, este carregador ultrarrápido instalado na TJA em Estarreja permite carregar (20%-100%) a bateria de um camião elétrico em cerca de 60 minutos.
7 Maio 2025, 13h58

A Galp e a TJA-Transportes J. Amaral apostam na mobilidade 100% elétrica para pesados e anunciaram o primeiro carregador elétrico de pesados com 400 kW de potência instalado em Portugal, na base operacional da TJA em Estarreja.

As empresas em parceria lançaram o que chamam de projeto pioneiro de eletrificação do transporte de mercadorias que integra tecnologia de ponta dos camiões MAN 100% elétricos e carregadores Siemens integrados através das soluções de gestão de energia da Galp.

A Galp é a fornecedora da solução de carregamento, integrando pela primeira vez em Portugal um carregador de veículos pesados com 400 kW de potência.

Desenvolvido pela Siemens em Corroios, este carregador ultrarrápido instalado na TJA em Estarreja permite carregar (20%-100%) a bateria de um camião elétrico em cerca de 60 minutos.

A operação de 24 horas é realizada com recurso a dois camiões elétricos em conjunto com dois semirreboques, em que o planeamento dos carregamentos é otimizado para máxima rentabilidade da operação. O acompanhamento e a gestão otimizada de toda a operação de carregamento é feita através da plataforma digital Galp.

A primeira rota de transporte pesado 100% elétrica em Portugal começou a funcionar entre Oliveira de Azeméis e Mangualde, numa operação logística contínua da transportadora TJA envolvendo dois camiões MAN de última geração 100% elétricos e carregadores ultrarrápidos da Siemens, ligados pelas soluções integradas de gestão de energia da Galp.

“A frota TJA de camiões zero emissões, composta por dois MAN eTGX com 500 km de autonomia, estará ao serviço do grupo Simoldes no transporte de peças automóveis entre a sua fábrica em Oliveira de Azeméis e a Stellantis, sediada em Mangualde, abrindo um novo capítulo no transporte rodoviário de mercadorias com zero emissões em Portugal”, segundo a Galp.

“Sentimos que estamos a dar um contributo importante para uma transição limpa no nosso setor de atividade”, afirma João Miguel Amaral, administrador da TJA. “Este projeto representa mais do que uma renovação de frota – é um compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do setor logístico que foi possível graças ao impulso do nosso cliente, a Simoldes, e ao apoio dos nossos parceiros, Galp e MAN”, conclui João Miguel Amaral.

O transporte rodoviário de mercadorias é uma das espinhas dorsais da economia global. “É o modo de transporte mais flexível e o principal responsável por fazer chegar mercadorias às nossas lojas e casas” e atualmente, é responsável por cerca de 9% das emissões globais de CO2, a maioria das quais provenientes de camiões de transporte médios e pesados, revela a Galp.

“A descarbonização tornou-se um imperativo global e uma prioridade para governos, empresas e sociedade em geral. A Galp tem vindo a assumir-se como referência na Ibéria no fornecimento de soluções de baixo carbono sendo a eletrificação uma das vias possíveis em desenvolvimento no transporte pesado de mercadorias”, conclui a empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.