[weglot_switcher]

Galp entra na corrida por carteira da EDP Renováveis em Espanha

A Galp está na corrida pela aquisição de carteiras de renováveis em Espanha e há três projetos, com um valor global de dois mil milhões de euros, que merecem a atenção dos investidores.
Galp
16 Maio 2023, 08h29

A Galp e outras empresas concorrentes como a Naturgy, Cubico, Verbund e Statkraft entram esta semana numa fase decisiva relativamente à aquisição de carteiras de renováveis da Ardian, Grenergy e EDP Renováveis, que juntas somam mais de 1.500 MW e um investimento de dois mil milhões de euros

O sector das energias renováveis tem sido uma das áreas em destaque no mercado espanhol de fusões e aquisições nos últimos meses e o “Cinco Días” avança mesmo que este sector tem sido uma autêntica “tábua de salvação” neste período.

A imprensa espanhola dá destaque a três processos aos quais empresas como a Galp têm estado atentas, com destaque para a carteira da EDP Renováveis e ao designado Projeto Sorolla. A energética portuguesa está a vender uma carteira de 256 MW em ativos eólicos em Espanha por um valor próximo dos 500 milhões de euros.

“Os portugueses, que contam com a assessoria do Santander, têm o fundo britânico Cubico como favorito para concretizar a transação. Este fundo britânico entrou em Espanha em 2020, quando adquiriu por mais de 1.500 milhões os ativos da T Solar, que pertenciam à Isolux Corsán. Na altura, os britânicos superaram a Naturgy, China Three Gorges, Sonnedix, CPPIB e Q-Energy”, detalha o “Cinco Días”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.