[weglot_switcher]

Galp lança projeto em Madrid para reutilização de baterias de veículos elétricos

Designado de “Second Life Batteries”, o projeto tem como objetivo “reduzir as emissões associadas ao ciclo das baterias de veículos elétricos, prolongando a sua vida útil”, refere a empresa portuguesa em comunicado.
Galp
29 Julho 2024, 15h37

A Galp lançou um projeto de armazenamento de energia, que consegue aproveitar as baterias de veículos elétricos em fim de vida. O projeto foi anunciado em parceria com a BeePlanet e a BMW, e as baterias vão ser utilizadas para alimentar carregadores ultrarrápidos num posto da empresa em Madrid.

Intitulado “Second Life Batteries”, o projeto tem como objetivo “reduzir as emissões associadas ao ciclo das baterias de veículos elétricos, prolongando a sua vida útil”, refere a empresa de energia em comunicado.

O sistema vai ser instalado num contentor e vai ter capacidade de 368kWh estando ligado a dois carregadores de 180kWh, possibilitando o carregamento consecutivo de nove veículos.

João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp responsável pela área Comercial, afirma que “acreditamos que a mobilidade será crescentemente eletrificada e que a sua adoção em larga escala é indispensável para a redução de emissões. A Galp está na vanguarda da transformação da mobilidade, com projetos inovadores que garantam o acesso a energias e combustíveis cada vez mais sustentáveis a um número cada vez maior de pessoas”.

De acordo com comunicado da empresa, este projeto reforça o “compromisso” da Galp com a eletrificação, tendo a empresa portuguesa instalado o seu primeiro carregador elétrico há 15 anos numa estação de serviço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.