[weglot_switcher]

Galp tem 200 milhões para energias renováveis e admite entrada em novos mercados

O novo presidente da petrolífera admitiu que vai analisar a entrada em novos mercados de energias renováveis. Mais detalhes serão avançados durante o mês de maio.
22 Fevereiro 2021, 15h26

A Galp tem 200 milhões de euros para investir em energias renováveis este ano, revelou hoje o novo presidente executivo da empresa, Andy Brown.

A petrolífera prevê gastar entre 500 milhões a 700 milhões de euros este ano em diversos investimentos. Deste total, 200 milhões de euros destinam-se às energias renováveis, com o restante a dividir-se pela operação no Brasil, investimento na área de Bacalhau no pré-sal, e pelo projeto de gás natural em Moçambique, Coral.

Ao mesmo tempo, a petrolífera admitiu que vai analisar a entrada em novos mercados de energias renováveis. “Vamos olhar para outros mercados nos quais possamos entrar”, disse Andy Brown esta segunda-feira, 22 de fevereiro, numa chamada com analistas.

“Não posso dar mais detalhes hoje, mas é uma coisa que vamos analisar no Capital Markets Day em maio, sobre como gostaríamos de aumentar o portefólio de renováveis, aumentar a sua resiliência”, avançou o gestor britânico que substituiu Carlos Gomes da Silva no cargo há duas semanas.

Questionado sobre a velocidade à qual a Galp quer participar na transição energética, sublinhou que a empresa já está a agir de forma acelerada. “Há um ano não tínhamos, na realidade, presença nas renováveis, e agora somos o maior ator no solar na Península Ibérica. Portanto esta é uma empresa que se pode mexer e de forma muito rápida, que tem a agilidade para fazer mudanças substanciais”.

“Temos de decidir o que é prudente para os acionistas, o que está alinhado para a transição energética e a velocidade à qual temos de agir”, disse o gestor.

Até ao final de 2021, a empresa espera ter 1,2 gigawatts de energias renováveis em operação. Em 2020, a companhia fechou a compra da espanhola ACS que está a desenvolver um portefólio de 900 megawatts de energia solar.

Andy Brown revelou que a empresa já identificou 3,7 gigawatts de oportunidades em diversos projetos e que o objetivo da empresa é atingir os 10 gigawatts de potência renovável até 2030.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.