O gasóleo está a caminho de subir 30 cêntimos por litro na próxima semana. Já a gasolina poderá subir 20 cêntimos por litro. As contas foram feitas para o JE por fonte do sector.
A confirmar-se esta subida, Portugal vai registar novo recorde semanal consecutivo na subida dos combustíveis. As contas finais dos aumentos só vão ser conhecidas na sexta-feira, pois a subida de dada semana tem a conta a cotação média semanal da semana anterior.
No entanto, estas subidas vão ser ligeiramente aliviadas com as novas regras aprovadas pelo Governo: seis cêntimos de desconto no ISP e quatro cêntimos na gasolina, destaca a mesma fonte.
Gasóleo já disparou 30% nos mercados internacionais esta semana
Nos mercados internacionais, o gasóleo já disparou 30% esta semana face à média da semana passada, enquanto a gasolina subiu 20%. Os valores foram indicados, por sua vez, ao JE pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).
“Temos dois dias fechados, mas faltam as cotações de outros três dias. Ainda é prematuro estar a dizer de quanto pode ser o aumento”, disse ao JE o presidente da Apetro, António Comprido.
O gasóleo simples tem atualmente um preço médio de venda de 1,812 euros por litro; na passada semana atingiu os 1,678 euros por litro: uma subida de mais de 13 cêntimos. No início deste ano, o gasóleo simples atingia os 1,50 euros por litro, ou seja, uma subida superior a 20%.
Já a gasolina simples encontra-se atualmente nos 1,917 euros por litro; na semana passada, atingia os 1,835 euros por litro: uma subida de mais de 8,2 cêntimos. No início do ano, atingia os 1,662 euros por litro, isto é, uma subida superior a 15%.
A subida de preços deve-se essencialmente à invasão russa da Ucrânia, com os mercados a recearem que a Rússia feche a torneira do petróleo. No entanto, o Reino Unido e os Estados Unidos já anunciaram que vão deixar de comprar petróleo russo.
O barril de Brent está a descer mais de 4,5% para mais de 122 dólares. O barril de referência para Portugal disparou mais de 90% no espaço de um ano.
O Governo anunciou na terça-feira a redução temporária do imposto que incide sobre os combustíveis, para não aumentar a receita fiscal que é arrecadada através do IVA quando o preço dos combustíveis sobe.
“Vamos devolver em redução do ISP todos os potenciais aumentos da receita fiscal em sede de IVA”, disse o primeiro-ministro, explicando que sempre que o preço dos combustíveis aumentar, o ISP é ajustado, para compensar o aumento do IVA.
“A receita do ISP é totalmente insensível ao custo da gasolina ou do gasóleo, porque é um valor fixo. A receita fiscal que varia em função do preço é a de IVA. Portugal neste momento não pode ter nenhuma alteração em matéria de taxa de IVA, porque carece de autorização da Comissão Europeia, que já foi solicitada e aguardamos decisão, e porque a alteração da taxa de IVA implica uma lei da Assembleia da República, o que neste momento não é possível. É mais direto, calculado por litro”, acrescentou.
Postos de combustível em Portugal com os preços mais baixos (dados da Direção-Geral de Energia)
Gasóleo simples
Intermarché Tábua, Coimbra – 1,589 euros por litro
Posto Avis (Bairro 1º de maio), Portalegre – 1,609 euros por litro
Intermarché de Estarreja, Aveiro – 1,618 euros por litro
E.Leclerc Entroncamento – 1,619 euros por litro
Intermarché Coruche – 1,619 euros por litro
Gasolina simples 95
Intermarché Tábua, Coimbra – 1,719 euros por litro
Intermarché Figueiró dos Vinhos, Leiria – 1,769 euros por litro
Intermarché, Proença-a-Nova Castelo Branco – 1,769 euros por litros
Posto do Cavalinho, Rua de Palmazões, Gondar, distrito do Porto – 1,773 euros por litro
Intermarché de Estarreja, Aveiro – 1,773 euros por litro
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com