[weglot_switcher]

Gazelle Wind Power angaria mais 2 milhões de financiamento para o projeto “Nau Azul” junto do Banco de Fomento

 Teresa Fiúza, Administradora do BPF, destaca que este investimento “reforça o nosso compromisso com soluções tecnológicas sustentáveis e de elevado impacto económico. Ao apoiar a Gazelle Wind Power, contribuímos para acelerar a transição energética em Portugal”.
Artist’s impression of the the Gazelle Wind Power platform. The Gazelle’s unique design responds to waves through the action of a central counterweight connected to tripodal arms anchored to the seabed. The geometry is such that the platform can move horizontally and vertically to minimise tilting.
28 Maio 2025, 09h00

A Gazelle Wind Power (Gazelle), empresa de desenvolvimento de tecnologia de plataforma eólica offshore flutuante de última geração, garantiu um investimento adicional de 2 milhões de euros do Banco Português de Fomento, através do Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal, elevando o investimento total angariado para o seu projeto piloto “Nau Azul” para 18,8 milhões de euros.

Este investimento permitirá à Gazelle reforçar a sua posição como player estratégico no panorama global das energias renováveis, reforçar a sua estrutura operacional, expandir a sua equipa técnica e avançar com a construção do projeto piloto “Nau Azul” ao largo da Aguçadoura, em Viana do Castelo.

A empresa sediada em Viana do Castelo apresenta-se como pioneira no desenvolvimento de plataformas flutuantes de nova geração para energia eólica offshore, cuja missão é tornar a produção de energia eólica em águas profundas mais viável, acessível e com menor impacto ambiental nos ecossistemas marinhos.

A “Nau Azul” é um projeto de demonstração pioneiro que permitirá à Gazelle testar uma das plataformas eólicas flutuantes mais avançadas do mundo em condições reais de offshore.

Este projeto representa um avanço significativo na tecnologia de energia eólica offshore, demonstrando como uma nova geração de plataformas flutuantes pode tornar a energia renovável mais económica e escalável.

“O apoio de um investidor institucional respeitado como o Banco Português de Fomento é um forte voto de confiança na nossa plataforma eólica flutuante e no seu potencial para desbloquear a energia eólica offshore a nível global”, afirmou Jon Salazar, CEO da Gazelle Wind Power.

“Este investimento reforça a posição da Gazelle Wind Power Portugal como player estratégico no setor das energias renováveis. Com o projeto Nau Azul, estamos focados em validar a nossa tecnologia e demonstrar uma solução com custos competitivos e que pode ser escalável para implementações de maior dimensão”, refere o CEO.

Já  Teresa Fiúza, Administradora do BPF, destaca que este investimento “reforça o nosso compromisso com soluções tecnológicas sustentáveis e de elevado impacto económico. Ao apoiar a Gazelle Wind Power, contribuímos para acelerar a transição energética em Portugal e para reforçar também o posicionamento do nosso país como pólo de inovação em energias limpas, contribuindo para a criação de emprego qualificado e para o desenvolvimento sustentável da economia azul”.

Stephan de Moraes, Presidente da Indico Capital Partners, considera que  “a Gazelle está a progredir na sua missão de lançar a Nau Azul, o projecto piloto em grande escala no mar. Este investimento da BPF deixa a empresa mais perto de obter o financiamento total para executar o lançamento e colocar a plataforma a funcionar”.

Segundo o comunicado, a plataforma eólica offshore flutuante de próxima geração da Gazelle “aborda desafios críticos da indústria, tais como os elevados custos de produção em massa e de instalação, a logística complexa da cadeia de abastecimento, a existência de locais de instalação adequados limitados e principalmente a redução do Custo Nivelado de Eletricidade (LCOE) ao mesmo tempo que atenua o impacto ambiental das plataformas tradicionais nos ecossistemas marinhos.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.